A (Secretaria Municipal de Saúde) informou nesta sexta-feira (28) que ainda estuda como será a vacinação do público em geral por faixa etária em Campo Grande, após a SES (Secretaria Estadual de Saúde) estabelecer que 70% das doses devem ser para estas pessoas.

Em nota, o órgão afirma que, quanto menor a idade, maior é o número de pessoas que se enquadram na faixa etária. “Lembramos que, conforme menor a idade, maior a população integrante deste público e, por mais que parte já tenha sido vacinada por pertencer a outros grupos já contemplados, não se trata da maioria de cada faixa etária, por isso é importante o estudo, uma vez que é necessário garantir doses suficientes para a aplicação em todas as pessoas que se enquadrarem no público”.

Assim, ainda não está definido quando e como será a vacinação das pessoas com idade de 59 anos ou menos em Campo Grande.

Vacinação por idade

A SES determinou o uso de 70% das doses em estoque para vacinar pessoas fora dos grupos prioritários em ordem decrescente de idade a partir desta sexta-feira. A autorização foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira.

Conforme a publicação, 70% das doses recebidas esta semana devem ser destinadas “para vacinar grupos por faixa etária em ordem decrescente de idade, iniciando os de 59 a 55 anos, 54 a 50 anos, e assim sucessivamente, até o limite de 18 anos de idade”, segundo o texto.

Assim, os outros 30% serão empregados para concluir a vacinação dos grupos prioritários previstos pelo PNI (Plano Nacional de Imunização).

Por fim, o texto determina que o município que concluir a vacinação dos grupos prioritários, realocarão o percentual de doses para contemplarem o público em geral.