O ministro da Secretaria Nacional de Emergências, Joaquín Roa, disse, na tarde desta segunda-feira (23), que os focos de incêndios no Parque Cerro Corá, no Departamento de Amambay, estão totalmente controlados. No fim de semana, a vasta área foi afetada por grandes incêndios.

“Hoje dentro do Parque do Cerro Corá não há focos de incêndios. Houve dois focos de incêndios, mas estão sendo exterminados”, disse o ministro em entrevista coletiva que ressaltou que um avião da área fez pelo menos 16 descargas de água sobre o parque.

Roa indicou que não há relatos de danos aos estabelecimentos por incêndio, mas a parte ambiental é complicada. Um caminhão de hidrante e um grupo de bombeiros voluntários permanecem na área.

O Parque Cerro Corá foi palco da última batalha da Guerra contra a Tríplice Aliança e local da morte do Marechal Francisco Solano López. Felizmente, o fogo não foi capaz de avançar para aquela área.

Em outro momento, ele se referiu ao incêndio que entrou em território paraguaio vindo da Bolívia — onde áreas protegidas próximas estão em meio a incêndios — e disse que seis tratores estão trabalhando na área de Cerro Chovoreca.

“Temos que ter cuidado e não queimar. 99% do incêndio deve-se à geração de atividade humana”, disse o ministro, que pediu aos cidadãos que se conscientizem de como evitar este tipo de situação.