Barreiras sanitárias começam e plano é vacinar quem não estiver imunizado ao chegar a Campo Grande
Passageiros serão abordados na sala de desembarque para fazer teste de antígeno
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Como estratégia para evitar a disseminação da variante Ômicron, Campo Grande inicia, nesta terça-feira (7), a barreira sanitária no Aeroporto Internacional. A iniciativa fará a abordagem dos passageiros que desembarcam na Capital, principalmente quem vem de estados que já confirmaram a nova variante, como São Paulo, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.
A reportagem do Jornal Midiamax esteve presente no aeroporto nesta manhã e a barreira ainda estava sendo montada. As equipes começam a abordar os passageiros por volta das 9 horas, ou seja, os passageiros dos primeiros voos do dia não foram testados.
Com a estrutura pronta, as equipes estarão presentes na barreira sanitária todos os dias, mesmo aos finais de semana e feriados. O trabalho deve ser realizado das 8 horas à meia-noite.
O objetivo é monitorar os passageiros e evitar o ingresso de novas variantes em Campo Grande, como explica a superintendente de Vigilância em Saúde, Veruska Lahdo. “O nosso objetivo é manter sob controle a situação da pandemia em nossa cidade. Os números de casos, internações e óbitos se mantêm estáveis, porém é necessário cautela”, diz.
Como vai funcionar?
As equipes da Sesau farão a abordagem e triagem do passageiro logo após o desembarque. Os passageiros serão orientados para o local onde será feito o teste de antígeno, que fica pronto entre 15 e 20 minutos. A Sesau aponta que o teste de swab possui alto grau de confiabilidade.
O superintendente em gestão de cuidados da Sesau, Marcos Rodrigues, explica que a barreira sanitária fará uma triagem dos passageiros na sala de desembarque. Antes de sair para o saguão, os passageiros serão abordados e questionados sobre sintomas do coronavírus e possíveis contatos com pessoas infectadas.
De acordo com Rodrigues, um enfermeiro da Sesau fará a abordagem e, caso o passageiro tenha suspeita, será encaminhado para uma área no saguão onde o teste será realizado. “Neste trabalho, serão duas enfermeiras e um funcionário administrativo durante a manhã e à tarde. No período da noite, será uma enfermeira e um do administrativo”, explica.
Caso o teste dê positivo, o passageiro será orientado a ficar em quarentena. Além disso, as equipes vão recolher dados sobre o passageiro, para que ele possa ser monitorado.
Além de testar, Campo Grande quer vacinar visitantes
A barreira sanitária já está sendo instalada no início desta manhã para fazer a testagem dos passageiros, mas o objetivo do município é de também vacinar os visitantes para evitar a contaminação. A ideia ainda está sendo debatida, mas a proposta é colocar a vacina à disposição no Aeroporto de Campo Grande.
“Ainda vamos analisar a estrutura, mas a ideia é de que a pessoa chegue e, se estiver faltando uma dose, por exemplo, já receba a vacina no aeroporto mesmo, antes de sair pela cidade”, explicou o superintendente.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.