Pular para o conteúdo
Cotidiano

Avião da FAB com 158.766 doses da CoronaVac pousa em Campo Grande

O avião da FAB (Força Aérea Brasileira) pousou na tarde desta segunda-feira (18) em Campo Grande com as 158.766 doses da Coronavac para MS, imunizante aprovado em carácter emergencial pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Segundo informações repassadas no local, o avião da FAB saiu de Guarulhos, pousou em Santa Catarina e seguiu viagem […]
Arquivo -

O avião da FAB (Força Aérea Brasileira) pousou na tarde desta segunda-feira (18) em com as 158.766 doses da Coronavac para MS, imunizante aprovado em carácter emergencial pela (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Avião da FAB com 158.766 doses da CoronaVac pousa em Campo Grande
Aeronave com doses da CoronaVac descarregou na Base Aérea. (Foto: Marcos Ermínio)

Segundo informações repassadas no local, o avião da FAB saiu de Guarulhos, pousou em Santa Catarina e seguiu viagem até Campo Grande, chegando por volta das 15h10 na ALA 5 (Base Aérea).

As doses serão encaminhadas para a sede da Coordenação de Vigilância em Saúde da SES (Secretaria Estadual de Sáude) onde serão organizadas para a distribuição aos municípios. A expectativa é que 30 mil doses da vacina fiquem em Campo Grande e a imunização do grupo prioritário começa nesta terça-feira (19).

Conforme o secretário , em até 48h todos os municípios de Mato Grosso do Sul estarão com doses para da início à vacinação. Em Campo Grande, na quarta-feira (20) a aplicação da vacina nos grupos prioritários serão ampliados.

O governador Reinaldo Azambuja () disse que o estado estava ansioso pelo imunizante e reafirmou que todas as cidades devem receber as doses até quinta-feira. “Ansiedade de toda a população, para atender os grupos prioritários. Nós sempre defendemos o PNI e vamos segui-lo à risca, dentro do protocolo do Ministério da Saúde. É um momento importante, pelo menos começou”, disse.

Reinaldo pontuou que novos carregamentos de vacina devem chegar ao estado, mas que por enquanto, serão duas doses para os grupos prioritários. Por fim, comentou sobre o governador de , João Dória. “Nao gosto de recriminar ninguém, mas defendemos unidades federadas. Foi a obstinação do Butantan que trouxe essa vacina e conseguiram fazer ser a única disponível no Brasil. Que venham as outras, desde que aprovadas pela Anvisa, para que possamos ter a ampliação”, comentou.

Primeiros imunizados em MS

O estado de MS já conta com os primeiros pacientes a serem imunizados, em cerimônia simbólica no início da campanha de vacinação, a ser realizada a partir das 16h, no HRMS (Hospital Regional de MS): as primeiras doses da vacina contra a Covid-19 serão aplicadas em um médico, em uma indígena de 91 anos e uma idosa de 83 anos que vive no Asilo São João Bosco.

Conforme informações da SES, o médico Marcio Estevão Midom, tem 43 anos e é concursado no HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) desde 2010. O profissional tem residência em Clínica Médica e Nefrologia e chegou a atender mais de 100 pacientes graves durante a pandemia que precisaram de ventilação mecânica. “A vacina é um raio de esperança a todos os brasileiros”, disse.

Também cotada para ser uma das primeiras moradoras do estado a ser imunizada, Domingas da Silva, de 91 anos, é indígena da etnia terena e vive na Aldeia Tereré. Além de Domingas, Maria Bezerra de Carvalho, de 83 anos, que reside no Asilo São João Bosco desde 2020, também deverá ser uma das primeiras pessoas de MS a receber a dose do imunizante.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Síria anuncia cessar-fogo após nova onda de violência deixar dezenas de mortos

Mulher é agredida e abandonada desmaiada em hospital de MS

Trump e Bolsonaro em foto publicada por Jair em seu Twitter há algum tempo

Trump volta a defender Bolsonaro e diz que ex-presidente é uma pessoa honesta

VÍDEO: Chuva alaga ruas e água invade estação de metrô em Nova York

Notícias mais lidas agora

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

lei da reciprocidade

Relatada por Tereza Cristina, Lei da Reciprocidade é publicada em resposta ao ‘tarifaço’ de Trump

axolote medicina cancer de mama 2

Cientistas descobrem novo superpoder de animal que vive no Bioparque Pantanal

Advogado que ‘derrubou’ pela metade salário de prefeito o desafia para um ‘duelo jurídico’

Últimas Notícias

Política

Vereadores mantêm veto parcial a programa de combate a jogos de azar e aprovam 92 projetos

Câmara Municipal de Campo Grande limpou a pauta antes do recesso parlamentar, que inicia na quarta-feira (16)

Esportes

Yuri Alberto é vetado e Corinthians fica sem os principais atacantes do time

Yuri segue se recuperando de uma fratura na vértebra e pode voltar aos campos no próximo sábado

Brasil

Bolsonaro vai ser preso? Entenda o que diz a PGR nas alegações finais na ação da trama golpista

Bolsonaro pode ficar preso por 43 anos

MidiaMAIS

39º Bon Odori será realizado no próximo mês em Campo Grande

Evento reúne cultura japonesa, música, comida e diversas outras atrações