Após alerta de infectologistas, CRM-MS pede que médicos avaliem reduzir corticoides para covid
Infectologistas alertaram sobre o uso abusivo, com risco de ganho de peso, diabetes e hipertensão
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Depois do alerta feito pelos infectologistas a respeito do uso de corticoides no tratamento de pacientes com coronavírus, o CRM-MS (Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso do Sul) divulgou uma nota informativa com orientações à classe médica. Na nota, o Conselho pede que os profissionais sigam as orientações dadas pela Sims (Sociedade de Infectologia de Mato Grosso do Sul).
Na semana passada, a Sims enviou um ofício ao Conselho, pedindo que a instituição investigue, fiscalize e oriente os médicos sobre o uso indiscriminado de corticoides no tratamento de pacientes com Covid-19. No documento, a entidade alerta que os profissionais infectologistas têm identificado vários casos de uso exagerado dos medicamentos e de consequências negativas nos pacientes.
Diante da preocupação dos infectologistas, o CRM pede que a classe médica siga as orientações da Sociedade de Infectologia. O cortisol é um hormônio esteroide produzido pela glândula adrenal, que está envolvido na resposta fisiológica a situações de estresse, como estresse físico, doenças infecciosas ou estresse emocional. Corticoide é um termo mais amplo que engloba o cortisol e outras formas sintéticas.
No ofício, a Sims alertou sobre os corticoides que, quando utilizados como terapia anti-inflamatória, as doses são no mínimo 4 ou 5 vezes mais elevadas do que as doses de reposição fisiológicas. Neste caso, a entidade orienta os médicos sobre como proceder para evitar problemas nos pacientes.
“Pacientes em uso de prednisona 20 mg por mais de 2 semanas ou prednisona 5 mg por mais de 30 dias não podem suspender o tratamento com corticoide de forma abrupta, em virtude do risco de insuficiência adrenal secundária por supressão do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal”, apontou o ofício.
A Sims orienta que o paciente deve entrar em contato com o seu médico para avaliar a possibilidade e a forma adequada de redução da dose do corticoide. “Caso o paciente em uso crônico de corticoide (prednisona 20 mg por mais de 2 semanas ou prednisona 5 mg por mais de 30 dias, ou outro corticoide em dose equivalente) apresente sintomas de gravidade da Covid-19, a terapia com corticoide não pode ser suspensa de forma abrupta, em virtude do risco já mencionado de insuficiência adrenal secundária. Na impossibilidade de continuar o tratamento com corticoide por via oral em virtude da piora clínica, o paciente deve receber hidrocortisona 100 mg endovenosa e 50 mg endovenosa a cada 6 a 8 horas, conforme recomendação da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM)”, disse, em nota.
Uso de corticoides preocupa infectologistas
Na fundamentação do ofício, o Sims admite a importância dos corticoides em casos graves de Covid, inclusive com estudos que corroboram para essa medida, mas pondera que o erro está justamente em não seguir os protocolos baseados nesses estudos.
“Temos observado em nossa rotina assistencial diária a prescrição por colegas de doses suprafisiológicas em demasia, o que nos traz profunda preocupação, devido aos efeitos adversos importantes: ganho ponderal, diabetes, hipertensão, e, principalmente, a ocorrência de infecções oportunistas”, afirma um trecho do ofício.
A desinformação também leva muitas pessoas à automedicação. “Médicos e supostos médicos fazem vídeos justamente nesse contexto errado do uso dos corticoides e isso leva várias pessoas a tomarem os medicamentos por conta própria”, ressaltou a presidente da entidade.
Notícias mais lidas agora
- Preso por matar adolescente e ferir jovem a tiros confessa o crime e alega ter buscado arma na casa da cunhada
- Homem é preso após estuprar própria filha de 15 anos em hotel de Campo Grande
- Jovem é assassinado com golpe de punhal pelo próprio irmão durante festa de Réveillon em MS
- Homem é agredido após tocar em partes íntimas de adolescente na Cidade do Natal
Últimas Notícias
Operário Caarapoense desafia o América-RN na estreia da Copinha 2025
Competição começa nesta quinta-feira (2), mas estreia do Operário AC será na sexta-feira (3). Já o Dourados joga no sábado (4)
Menino de 3 anos morre afogado enquanto brincava em caixa d’água em Caarapó
Vítima recebeu massagem cardíaca, mas, não resistiu
Copa São Paulo abre hoje temporada do futebol brasileiro em 2025
“Copinha” tem novidades com jogos gratuitos e entrada no estádio por reconhecimento facial
Vídeo: bate-boca marca eleição da presidência da Câmara de Vereadores de Porto Murtinho
Confusão ocorreu após uma das duas chapas ter sido anulada e Polícia Militar foi chamada a intervir
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.