Alerta vermelho: MS tem 11 cidades com aviso para perigo da baixa umidade

Umidade do ar com índices baixíssimos oferece risco à saúde e recomendação é de até suspender o tradicional cafezinho
| 21/09/2021
- 14:33
O índice de umidade do ar indicado para a saúde humana varia de 60% a 80%.
Moradores devem tomar alguns cuidados, mas o mais importante é beber muita água. - Marcos Ermínio/Midiamax

O dia será de clima desértico em nesta terça-feira (21), mas moradores de algumas cidades podem enfrentar ainda mais dificuldades devido ao tempo extremamente seco. Ao todo, 11 cidades no norte do Estado estão com alerta vermelho para a baixa umidade do ar. 

O alerta foi feito pelo (Instituto Nacional de Meteorologia), iniciando às 10h20 desta terça (21). O aviso fica valendo até a noite, quando os moradores das cidades devem ficar atentos aos cuidados, principalmente com a saúde.

O Instituto avisa que a umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 12% na região. A condição do tempo não só favorece o risco de incêndios florestais, como também oferece perigos à saúde humana, com possibilidade de doenças pulmonares e dores de cabeça, por exemplo. 

 

Para os moradores destes municípios, a recomendação é beber bastante líquido, evitar atividades físicas, evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, utilizar hidratante na pele, umidificar o ambiente e evitar bebidas diuréticas, como café e álcool. 

Confira as cidades em alerta: Alcinópolis, Cassilândia, Chapadão do Sul, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Inocência, Paraíso das Águas, , Pedro Gomes e Sonora.

Alerta laranja

Mato Grosso do Sul também tem cidades com o alerta laranja para o tempo seco. A situação não é tão extrema, mas exige cuidados, já que a umidade do ar varia de 20% a 12%. Há riscos de incêndios florestais e à saúde, como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.

 

Confira as cidades em alerta: , Alcinópolis, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Camapuã, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Inocência, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, , Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sonora e Três Lagoas.

Veja também

Cerca de 1,5 mil pessoas trabalham na aplicação das provas do vestibular

Últimas notícias