Pular para o conteúdo
Cotidiano

Além de feriadão, Governo de MS deve afrouxar toque de recolher em 38 cidades no Carnaval

Além de decidir manter o ponto facultativo de Carnaval para os servidores de Mato Grosso do Sul, o Governo do Estado também pretende ‘afrouxar’ o toque de recolher em pelo menos 38 cidades. A expectativa é que o início da restrição de circulação mude das 22h para às 23h e que seja definida em decreto […]
Arquivo -

Além de decidir manter o ponto facultativo de Carnaval para os servidores de Mato Grosso do Sul, o Governo do Estado também pretende ‘afrouxar’ o em pelo menos 38 cidades. A expectativa é que o início da restrição de circulação mude das 22h para às 23h e que seja definida em decreto estadual que deve ser publicado nos próximos dias.

A mudança no horário de início do que de recolher é pedido da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) e representantes do comércio, que já se reuniram com representantes do Estado e da Prefeitura de Campo Grande.

Ao Jornal Midiamax, o secretário da SES (Secretaria Estadual de Saúde), Geraldo Resende, afirmou que novo decreto está sendo formulado e deve reduzir o horário do roque de recolher nos municípios que se encontram na faixa amarela e laraja do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança na Economia). Atualmente, 38 cidades do Estado se encontram nessa classificação.

“Ouvi a reclamação e levantamos os dados. A flexibilização poderá ser estendida a todos os municípios que estão na faixa amarela e laranja no Prosseguir. A reflexão foi levada para o governador, e um decreto será publicado entre hoje ou amanhã”, disse.

Em Campo Grande, o secretário da Segov (Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais), Antônio Lacerda, explicou que empresários do setor de bares e restaurantes pediam que o início do toque de recolher, que visa evitar aumento de casos de , começasse às 0h para flexibilizar o negócio durante a data alusiva.

“Campo Grande, no programa de saúde PROSSEGUIR, se encontra na cor laranja, Geraldo optou por alternativa intermediária, 23h às 5h, e se comprometeu em levar a proposta ao governador na data de hoje (9). Nós, da prefeitura, vamos aguardar o posicionamento do governador”, disse.

Risco para o vírus

No último balanço divulgado com levantamento dos dia 24 a 6 de fevereiro, apenas três cidades estão na faixa amarela, considerada grau tolerável, são elas: Água Clara, Inocência, Selvíria.

Já no grau laranja, de risco médio: Alcinópolis, Amambai, Anastácio, Aparecida do Taboado, Bandeirantes, Bataguassu, Bonito, Brasilândia, Bonito, Caarapó, Camapuã, Campo Grande, Chapadão do Sul, Corguinho, Costa Rica, Coxim, Fátima do Sul, Figueirão, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, , Jutí, Maracaju, Miranda, Nioaque, Paraíso da Águas, Paranhos, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, , Rochedo, São Gabriel do Oeste, Terenos e Três Lagoas.

Corumbá, famosa no Estado por representar um dos maiores e mais duradouros Carnavais de rua e passarela, está na faixa vermelha, com alto risco.

‘Folga’ para servidores

Tanto o Governo do Estado quanto a prefeitura informaram que devem reforçar a fiscalização para evitar aglomerações e descumprimento de medidas durante o Carnaval. O município suspendeu o ponto facultativo, porém, devem estar de ‘folga’ no calendário,

O decreto de MS no toque de recolher das 22h às 5h tem vigente até o dia 21 de fevereiro. Assim, estão vedados eventos em vias públicas ou qualquer tipo de aglomeração nestes locais; shows em espaços abertos e fechados; e eventos em clubes ou salões que não permitam o distanciamento de 1,5m.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Fábio Trad pode ser nome do PT para disputar o Governo do Estado em 2026, diz Zeca

Wagner Moura é esnobado no Emmy 2025; veja lista de indicados

morador

Confronto com a polícia acaba com criminoso morto em Campo Grande

Desempregado? Feirão de empregos chega ao Jardim Canguru nesta terça-feira

Notícias mais lidas agora

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

lei da reciprocidade

Relatada por Tereza Cristina, Lei da Reciprocidade é publicada em resposta ao ‘tarifaço’ de Trump

axolote medicina cancer de mama 2

Cientistas descobrem novo superpoder de animal que vive no Bioparque Pantanal

Promotor cobra ‘prestação de contas’ das políticas para LGBTQIAPN+ em Amambai

Últimas Notícias

MidiaMAIS

‘Momento de aprendizado’: criança leva cabeçada de peixe de 28 kg

Gustavinho já é conhecido em pesqueiros de Mato Grosso do Sul e tem se tornado referência nacional

Política

Aprovado projeto de lei que cria cadastro de criminosos sexuais em MS

Proposta é de autoria do deputado Coronel David

Polícia

Grupo alvo de operação da PF tem R$ 1 milhão bloqueado e carretas apreendidas em MS

Organização criminosa atua na região de Maracaju

Política

Rinaldo Modesto deve acompanhar Rose e se filiar ao União Brasil

Parlamentar é candidato à reeleição em 2026