A medida não abrange serviços considerados essenciais como segurança pública e saúde, que são garantidos por meio de escalas de serviço ou de plantão.

Devido ao ponto facultativo nas duas últimas sextas-feiras do ano, os atendimentos em diversos órgãos públicos ocorrerão somente até quinta-feira, 23 e 30 de dezembro. Caso o cidadão necessite de atendimento presencial é importante se programar para buscar os serviços neste período.

Vale lembrar que a modernização do Governo de Mato Grosso do Sul disponibiliza diversos serviços nas plataformas digitais, proporcionando agilidade e facilitando a vida do cidadão. 

Dentre os serviços que possuem essa modernidade está a emissão de guias das Agências Fazendárias direto no site da Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda), Jucems que é 100% digital, o (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) que conta com diversos serviços no aplicativo Detran MS ou mesmo o MS Digital que reúne mais de 80 serviços.

Hemosul

O Hemosul Coordenador na capital irá funcionar das 7h às 12h nas duas sextas-feiras, 24 e 31. Permanecendo fechado apenas no sábado de Natal e de . Nos demais dias (exceto domingo) o atendimento volta ao normal.

Detran

As agências do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) em todo Estado estarão fechadas nos dias 24 e 31, seguindo o ponto facultativo. O atendimento volta ao normal nas segundas-feiras após o Natal e Ano Novo. 

Fácil

Nas quatro unidades do Fácil na Capital: Fácil Guaicurus, Fácil General Osório, Fácil Aero Rancho e Fácil Bosque dos Ipês, não haverá expediente nos pontos facultativos dos dias 24 e 31 de dezembro.   

Jucems

Nas vésperas de Natal (24) e Ano Novo (31), a Jucems não abrirá, e o atendimento ao público será retomado nas segundas-feiras subsequentes. Porém, a Junta Digital possibilita a realização de diversos serviços por meio da internet no Portal de Serviços.