Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao , 52 fotografias retiradas por agentes, durante operações de combate ao trabalho escravo em , serão parte de uma exposição nos shoppings e Norte Sul Plaza.

As fotografias apresentam condições insalubres de trabalho e de trabalhadores resgatados das irregularidades desumanas em propriedades rurais do Estado. A amostra será realizada entre os dias 25 a 7 de fevereiro.

A exposição é organizada pela Coetrae/MS (Comissão Estadual para Erradicação do Trabalho Escravo), com apoio do Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul, Fundação do Trabalho de MS e Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho, com objetivo sensibilizar e alertar de vigilância para o grave problema, que é real, mesmo em 2021. Durante esse período, acontecem outras ações, como divulgação em busdoor na Capital.

“Entramos na rota nacional no enfrentamento ao trabalho escravo, fomos um dos últimos Estados a instalar a Coetrae, houve várias tentativas frustradas, mas agora assumimos nosso lugar. É fundamental que a população se conscientize sobre a existência e os malefícios da escravidão em pleno século 21 ”, disse Marcos Derzi, diretor-presidente da Funtrab.

No dia 15 de dezembro de 2020, o resgate de 17 pessoas que trabalhavam em condição de escravidão em uma fazenda em Porto Murtinho, a 440 km de Campo Grande, chamou a atenção pelo fato de ter 2 adolescentes e seis paraguaios. A situação envolvendo esses grupos tem sido recorrente, principalmente, em propriedades localizadas na de com o .