Por Ana Paula Chuva e Ranziel Oliveira

Com apoio de Militares da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro, a Prefeitura de Campo Grande realiza na manhã desta quinta-feira (23) a descontaminação da Feira Central. Ao todo 43 militares na ação de combate e prevenção ao coronavírus (covid-19).

De acordo com o tenente-coronel Sérgio, as ações de descontaminação realizadas na Capital estão sendo feitas pelo grupamento conjunto entre Marinha, Exército e Aeronáutica.

“São 32 militares para o trabalho de descontaminação, desses 11 trabalham com bombas costais e ainda temos mais 11 militares auxiliando na segurança do local”, explicou.

Ele ainda destacou que o agrupamento operativo de defesa nuclear, biológica, química e radiológica já existia e que estão empenhados na ação que visa descontaminar as áreas de concentração, bancadas, cadeiras, mesas e banheiros dos locais.

Conforme o capitão de corveta Renato Silva, no caminhão que auxilia a desinfecção são usados mil litros de hipoclorito de sódio e cada bomba costal usada pelos militares tem capacidade para 20 litros e são usadas em locais que o caminhão não alcança.

Além disso os militares também usam álcool 70% e isopropilico para higienizar os equipamentos eletrônicos.  “Por enquanto os trabalhos se encerram aqui na Feira Central. Deve durar até 4h”, disse.

‘É preciso conscientização’

Acompanhando a ação de descontaminação, o prefeito Marquinhos Trad (PSD) ressaltou que mesmo com o local limpo é preciso que a população seja consciente no uso.

“A desinfecção é proteção, mas só os equipamentos não é a solução total. É necessário que o consumidor esteja consciente. Estamos flexibilizando com regramento. Controlando a pandemia sem matar a economia”, disse.

Marquinho também afirmou que além dos locais que passaram por desinfecção, o trabalho será feito nas sete regiões da cidade sendo intensificado em 9 feiras itinerantes.