O chegou e muita gente deve optar por viajar para curtir a festa ou até mesmo para descansar longe da folia. Nestes períodos de feriado, as casas acabam se tornando alvos fáceis para bandidos e por isso, moradores devem tomar cuidados antes de sair em viagem.

A PCMS (Polícia Civil de Mato Grosso do Sul) alerta os moradores para alguns cuidados simples, mas que podem fazer toda a diferença para manter as casas seguras durante a viagem.

A primeira recomendação é trancar as portas intermediárias da casa, como da cozinha e dos quartos. Isso dificulta a ação dos bandidos, já que os arrombamentos são mais frequentes pelos fundos dos imóveis.

Outra dica é não guardar objetos valiosos em casa, mas se for o caso, utilize cofres de segurança. Os alarmes sonoros ou luminosos devem ser testados periodicamente. Isso melhora a segurança e também ajuda os vizinhos que, avisados, reconhecem com facilidade o sistema e podem ajudar em caso de perigo.

Os moradores devem dificultar ao máximo a ação de bandidos, colocando trincos e travas em portas e janelas, além de correntes e cadeados em pontos vulneráveis. “Improvise as defesas conforme necessidade”, orienta Polícia Civil.

Também é recomendável manter uma relação com os vizinhos e combinar medidas de auxílio mútuo. A solidariedade é importante e os vizinhos devem estar em alerta pela segurança da rua e do bairro. Manter as luzes acesas é outro recurso para evitar roubos.

“Mantenha luzes acesas durante a noite e combine com vizinhos de confiança para que fiquem responsáveis por monitorar a casa e evitar jornais e correspondências acumuladas. Não divulgue em que vai sair a passeio e leve as chaves da casa com você. Não deixe a chave de sua residência em um local inapropriado como debaixo do tapete e, se morar em condomínio, não deixe as chaves na portaria”, alerta.