Com 180 casos de coronavírus confirmados, Dourados é considerado um possível novo surto da doença em Mato Grosso do Sul, segundo a SES (Secretaria de Estado de Saúde). Para auxiliar no enfrentamento ao coronavírus, a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) começou a realizar testes para identificar infectados, nesta terça-feira (26) foram realizados 46 coletas.

De acordo com  o médico infectologista Júlio Henrique Rosa Croda, que é professor na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e pesquisador na Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), o número de testes pode ser elevado até a 100 coletas diárias. O pesquisador acredita que a ajuda das faculdades nos exames laboratoriais é de extrema importância e lembrou que a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) já participa do processo de auxílio ao enfrentamento.

Os testes são realizados pela equipe profissional do Laboratório de Pesquisa em Ciências da Saúde (LPCS). Em Memorando Eletrônico, a reitora da UFGD, Mirlene Damazio, ressaltou que os acadêmicos de graduação e de pós-graduação são impedidos de participarem da equipe técnica, pois não possuem vínculos laborais com a Universidade, e sim, vínculos acadêmicos com projetos de ensino, pesquisa e extensão.