Uma semana após inaugurar UTIs, Santa Casa atinge 100% de ocupação e anuncia colapso

Uma semana após inaugurar 10 novos leitos UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para pacientes com Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, a Santa Casa anuncia que atingiu 100% de ocupação dos leitos UTI adulto. Em nota, o hospital informa que “precisamos conscientizar as pessoas, os hospitais estão entrando em colapso e a Santa Casa é […]
| 27/07/2020
- 15:38
Uma semana após inaugurar UTIs, Santa Casa atinge 100% de ocupação e anuncia colapso
Santa Casa de Campo Grande. (Foto: Arquivo) - Santa Casa de Campo Grande. (Foto: Arquivo)

Uma semana após inaugurar 10 novos leitos UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para pacientes com Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, a Santa Casa anuncia que atingiu 100% de ocupação dos leitos UTI adulto.

Em nota, o hospital informa que “precisamos conscientizar as pessoas, os hospitais estão entrando em colapso e a Santa Casa é hoje o único hospital a receber casos gravíssimos não-COVID”.

No dia 21, o hospital inaugurou 10 leitos de UTI adulto, exclusivos para tratamento de pacientes infectados por coronavírus. Atualmente, o hospital possui 80 leitos de UTI adulto para casos graves de outras doenças.
Na inauguração, o presidente da Santa Casa Heber Xavier, chegou a dizer que a ocupação de leitos já estava no patamar de 95%. “Esta medida é de retaguarda e todos os hospitais estão fazendo. Não deixamos de dar assistência aos acidentados, por exemplo. No último fim de semana tivemos o aumento de 30% na demanda de acidentes”, disse na ocasião.
O colapso estava beirando o hospital. “Mesmo sem , muita gente tem sido vítima de queimadura. O Hospital Regional está mandando pacientes da pediatria e gestantes para a Santa Casa. Quando preencher todos os leitos de Covid, os pacientes também serão mandados para cá”, afirmou.
Campo Grande

Campo Grande registra nesta segunda-feira (27) 90% de taxa de ocupação de leitos de UTIs (Unidades de Terapia Intensiva). O índice é alarmante, segundo o secretário de Estado de Saúde Geraldo Resende. “Mesmo com aumento do número de leitos, ainda temos esse índice de ocupação, o que mostra que a a população não tem se isolado como deveria na Capital”, alertou.

Em todo o , são 217 pessoas internadas em UTIs, sendo 457 ao todo, quando contados os leitos clínicos de internação. A macrorregião de Dourados tem 59% de ocupação, a de Três Lagoas, 45% e a de Corumbá, 63%.

Mato Grosso do Sul já soma 21.802 casos confirmados de Covid-19, conforme o boletim epidemiológico do novo coronavírus, divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) nesta segunda-feira (27). As últimas 24 horas também registraram 14 óbitos, levando o total de mortes a 319.

 

Veja também

Candidatos devem entregar documentação para efetivar do cargo

Últimas notícias