A SES (Secretaria Estadual de Saúde) do estado do Rio de Janeiro confirmou que 24 pacientes atestaram positivo para o novo coronavírus (Covid-19), e 76 suspeitos de contaminação. Os registrados foram atualizados ontem pela secretaria.

Conforme a Agência Brasil, a secretaria confirmou que 22 são casos da capital do Rio de Janeiro, um de Niterói e um em Barra Manda. São 10 homens e 14 mulheres pacientes que estão em isolamento domiciliar e apontam estado de saúde estável. Os primeiros registros dps casos são de transmissão comunitária na capital fluminense.

Aulas suspensas

O prefeito de Niterói montou o Gabinete de Crise para combater o avanço do contágio no município. As aulas da rede pública foram suspensas, inicialmente por 15 dias, mas se houver necessidade, o prazo pode ser estendido.

Outra medida tomada foi a distribuição de 30 mil cestas básicas nas comunidades carentes. O trabalho está sendo desenvolvido por docentes da educação, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, já que diante da suspensão das aulas, crianças ficaram sem as refeições disponibilizadas nas escolas e que muitas estão em situação de vulnerabilidade.

Em outra medida, foi autorizada a suplementação orçamentária para a área de saúde, o prefeito determinou o adiamento do pagamento de ISS (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) para todos os setores pelo prazo de três meses, como forma de tentar reduzir o impacto da pandemia. No comércio, a preocupação é com o número de empregos. Segundo o prefeito, o adiamento vai aliviar o setor de serviços, que gera mais de 30 mil empregos e representa cerca de R$ 100 milhões que o caixa da cidade deixa de receber no período. Ele pretende sugerir o adiamento em âmbito federal.

“Vamos propor à Secretaria de Receita Federal que esse adiamento, ou diferimento, no ISS seja feito também no Simples, porque é importante para uma série de atividades”, afirmou, lembrando, que foi criada uma Câmara Temática da área econômica, com entidades empresariais e industriais da cidade para acompanhar e discutir medidas que reduzam o impacto no setor econômico.

Os eventos culturais e esportivos, além de feiras de artesanato e produtos orgânicos, já haviam sido suspensos por determinação do Gabinete de Crise também por 15 dias.