As aulas na REE (Rede Estadual de Ensino) de Mato Grosso do Sul vão continuar remotas até o fim do ano letivo de 2020. O decreto que oficializa a medida foi publicado na edição desta terça-feira (6) do DOE (Diário Oficial Eletrônico).

O anúncio foi feito ontem, segunda-feira (5), pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB), durante a transmissão ao vivo semanal da SED (Secretaria de Estado de Educação) na página do Governo do Estado na rede social Facebook.

A pasta deve manter as escolas abertas para fornecer auxílio de aprendizagem ou de conectividade. Serviços presenciais devem observar as normas de biossegurança.

Por sua vez, os alunos com acesso à internet em casa devem continuar tendo aulas pelas plataformas Google Sala de Aula e Microsoft 365. Também continuam as videoaulas transmitidas pela TVE (TV Educativa) e pelo site da secretaria.

LIVE

Durante a live, Reinaldo disse que  a decisão foi tomada com base em levantamento do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança da Economia). Segundo a recomendação do programa, a melhor maneira de  evitar a contaminação pelo vírus ainda é o distanciamento social.

“Mantendo a responsabilidade e ouvindo a ciência, manteremos as aulas a distância”, afirmou.

Inicialmente, a SED explicou que, caso as aulas retornassem presencialmente, a prioridade seria aulas dos estudantes do 3º ano do ensino médio, em razão do período pré-vestibular. A secretária de estado de Educação, Maria Cecília Amêndola da Motta, disse que o ano letivo encerrará em casa e as aulas deverão ser reforçadas pela TV e internet.