Para os campo-grandenses ficar em casa não é desculpa para o sedentarismo, pelo menos 64% dos cidadãos da capital estão fazendo exercícios em casa durante a pandemia. Os dados são do Observatório de Atividades Físicas e Esportivas, realizado pela Funesp (Fundação Municipal de Esporte) em parceira com a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

Ao todo foram entrevistadas 1.907 pessoas, entre os dias 7 e 14 de abril, e dessa parcela, 64% afirmaram que estão praticando exercícios em casa e 52% usam as atividades propostas no Projeto Movimenta CG em Casa. Segundo o diretor da Funesp, Rodrigo Terra, o projeto teve mais de 210 mil visualizações no último mês.

Ele explica que o projeto é o entendimento da “necessidade da população se manter ativa, nesse período de pandemia da Covid-19, com o fechamento dos equipamentos esportivos, adaptando a metodologia das oficinas com os agentes sociais”. Maior parte do público do projeto é feminino, são 88% mulheres, sendo 54% delas com idade entre 40 e 59 anos.

Segundo a pesquisa, os campo-grandenses estão conseguindo acompanhar quase todos os exercícios propostos nas aulas. Cerca de 52% dos alunos conseguiram fazer as atividades e outros 34% não conseguiram.

Para o professor responsável pelo projeto, Vanderlei Sandim, “os dados mostram que as aulas postadas pelos professores e pela Funesp  nas redes sociais tiveram aceitação positiva”. Sobre as atividades mais populares, ele destaca: Ritmos, Ginástica, Zumba e Treinamento Funcional.

Para praticar alguma das atividades, clique aqui.