Seis agências bancárias de Campo Grande foram autuadas nos últimos dias por problemas no atendimento. As falhas vão desde demora até a falta de informação clara sobre a prestação dos serviços.
Equipes do Procon/MS (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor de Mato Grosso do Sul) fiscalizaram 12 agências entre 15 e 23 de setembro e constataram irregularidades em seis delas.
As visitas ocorreram após várias denúncias de mau atendimento. Foram autuadas três agências dos bancos Bradesco, duas do Santander e uma da Caixa Econômica Federal.
A principal reclamação dos clientes é o tempo de espera para atendimento e a obrigação de aguardar fora das agências para evitar aglomeração. Os fiscais constataram ainda que as pessoas não receberam senhas que poderiam demonstrar o tempo de espera.
Elas só eram entregues – quando ocorria – no momento que os clientes entravam, mas recebiam comprovantes sem prioridade ou especificação do serviço solicitado.
A maioria dessas agências também deixou de informar o horário de expediente, fazendo com que as pessoas esperassem longos períodos, chegando até mesmo a não serem atendidos após o fim do atendimento.
Outro problema constatado foi a dificuldade de liberação de clientes aos caixas para descontar cheques. Na Caixa, foi alegado que isso não era serviço essencial.
Os fiscais também notaram aglomerações e a indisponibilidade de frascos de álcool em gel nas agências, contrariando normas de biossegurança para prevenir a Covid-19.