Pular para o conteúdo
Cotidiano

Justiça determina pagamento de assistência a criança indígena em MS com paralisia cerebral

A mãe acionou o Judiciário requerendo o benefício assistencial
Diego Alves -
aposentadoria inss
INSS. (Marcello Casal Jr., Agência Brasil)

A Justiça Federal confirmou decisão que obriga o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) a conceder benefício assistencial à pessoa com deficiência a uma menor indígena, moradora de , diagnosticada com paralisia cerebral.

A decisão é da Nona Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região. Conforme o , foram preenchidos todos os requisitos para o recebimento do benefício, como perícia médica, estudo social e documentos que comprovam a enfermidade e as condições financeiras precárias, agravadas pelos gastos com a saúde da criança.

Todos previstos para a requisição do LOAS (Lei Orgânica da ), na qual o critério objetivo de renda familiar per capita é uma presunção relativa de miserabilidade e admite outros meios para comprovação.

Conforme a ação, a criança nasceu em 2019 e foi diagnosticada com paralisia cerebral. A mãe, como representante legal da menor, acionou o Judiciário requerendo o benefício assistencial.

A Justiça Estadual em determinou a concessão, porém, o INSS recorreu ao TRF3. A autarquia argumentou que a hipossuficiência não ficou comprovada. De acordo com a decisão, o desembargador federal Gilberto Jordan, relator do processo, destacou que o laudo apontou prejuízos físicos e mentais irreversíveis, incapacidade para a vida independente e necessidade de acompanhamento constante de terceiros.

Além disso, o estudo social constatou que a menina vive com os pais, em um espaço com duas cabanas em sapé, uma utilizada como cozinha e outra como dormitório. Os cômodos não possuem forro, nem piso. Para o magistrado, dados financeiros apresentados nos autos demonstraram a miserabilidade.

“Ressalta-se a existência de gastos que comprometem a suficiência da renda auferida com serviços, exames ou medicamentos não disponibilizados gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde, comprovadamente necessários à preservação da sua saúde e sua vida, nos termos do inciso III do artigo 20-B da LOAS”, concluiu o relator.

A Nona Turma, por unanimidade, negou provimento ao recurso do INSS e manteve a concessão do benefício a partir do requerimento administrativo.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Abertas inscrições para seleção de administrativos da educação em Corumbá

Zelensky propõe novo encontro sobre cessar-fogo e troca de presos com Rússia

Motorista é preso após acidente com quatro carros no Coophavila

Mirassol atropela o Santos em noite pouco inspirada de Neymar e falhas críticas de marcação

Notícias mais lidas agora

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Morre idosa atropelada na Avenida Duque de Caxias em Campo Grande

Flávio Bolsonaro pede a Trump suspensão das tarifas, mas apaga post em seguida

Terminam na segunda inscrições para cursinho pré-vestibular da UFMS

Últimas Notícias

Cotidiano

Domingo amanhece gelado, mas temperaturas devem subir durante o dia em Mato Grosso do Sul  

Em Campo Grande, são previstas mínimas entre 17-19°C e máximas entre 28-30°C

Trânsito

Motociclista morre em acidente na Avenida Ceará, em Campo Grande

Bombeiros, Samu e polícia estiveram no local

Loterias

Mega-Sena acumula, mas 60 sul-mato-grossenses acertam quadra

Próximo sorteio será de R$ 33 milhões

Esportes

Ginástica rítmica: Brasil leva ouro inédito na Copa do Mundo, em Milão

Conjunto foi o melhor na disputa geral, com soma de notas em 2 séries