O Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) descartou caso suspeito de gripe aviária, em Terenos, cidade a 29 quilômetros de Campo Grande. A suspeita foi descartada em publicação no boletim de Influenza Aviária, nesta terça-feira (17). O caso investigado foi de infecção em uma galinha de criação doméstica em Terenos, principal produtor de ovos de galinha do estado sul-mato-grossense.
Em 2025, foram identificados 8 focos de IAAP (influenza aviária de alta patogenicidade), que são investigações com resultado laboratorial positivo para o vírus. Desses, 4 já foram encerrados e 4 permanecem em andamento.
Quando as investigações são classificadas como casos prováveis de síndrome respiratória e nervosa das aves, a coleta de amostras para diagnóstico laboratorial é obrigatória. Resultados negativos para influenza aviária e doença de Newcastle resultam no descarte e encerramento da investigação.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
***