Pular para o conteúdo
Cotidiano

Prefeitura não repassa incentivos e agentes de saúde de Dourados lotam Câmara

Mais de 400 agentes de saúde e endemias de Dourados lotaram nesta segunda-feira (10) o plenário da Câmara de Dourados. Eles reivindicam repasse de valores correspondentes ao incentivo financeiro nacional que eles têm direito, mas que ainda não foram pagos pela Prefeitura porque o projeto ainda não foi encaminhado para o Legislativo. “É um descaso […]
Arquivo -
Os agentes denunciaram descaso da administração.(Foto: Marcos Morandi
Os agentes denunciaram descaso da administração.(Foto: Marcos Morandi

Mais de 400 agentes de saúde e endemias de lotaram nesta segunda-feira (10) o plenário da Câmara de Dourados. Eles reivindicam repasse de valores correspondentes ao incentivo financeiro nacional que eles têm direito, mas que ainda não foram pagos pela Prefeitura porque o projeto ainda não foi encaminhado para o Legislativo.

“É um descaso e falta de respeito e de compromisso com uma categoria que está no dia, enfrentando sol e chuva para acompanhar cada casa de Dourados. Os agentes representam o elo da família com a área de saúde da Prefeitura estão dispostos a fazer o seu trabalho, mas não são reconhecidos por isso”, desabafou a presidente do Sindracse (Sindicato Regional do Agente Comunitário e Agentes de Endemias), Silvia Salgueiro.

Ela utilizou o espaço da Tribuna Livre para pedir o apoio do vereadores, que precisam, por forçam da legislação, dar o aval ao repasse do dinheiro que segundo ela, já está na  conta da Prefeitura e que ainda não foi pago ao agentes de saúde e endemias. “Essa verba já foi disponibilizada pelo Ministério da Saúde mas ainda está retida”, reivindica Salgueiro, reclamando dos trâmites burocráticos.

A vereadora (PSD), que também ocupou a tribuna,  fez duras à gestão municipal, ressaltando que a Prefeitura não pode segurar uma verba federal com fim específico previamente definido. “O que a prefeita está fazendo é na verdade uma apropriação indébita e isso constitui prática de crime”, questionou a vereadora.

Impacto na folha

Presente na sessão da Câmara, a secretária municipal de Saúde , Berenice de Oliveira Machado garantiu que o município irá fazer o  repasse dos valores correspondentes aos incentivos que os agentes têm direito. Segundo ela,  prefeita Délia Razuk já está encaminhando a documentação necessária para a apreciação da Câmara.

“A gente vai fazer pagamento desses valores. Em nenhum momento fizemos qualquer afirmação contrária. Acontece que nós temos reajustes para fazer. Como orçamento foi aberto no dia 20 de janeiro, não conseguimos fazer todos os ajustes que precisávamos fazer e que estão previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal”, disse Berenice.

Segundo a secretária, a administração municipal está tomando todas as providências para que os agentes recebam esses incentivos. “Eu já havia sentado com o sindicato e discutido isso. Hoje eu chamei eles de novo para explicar que a gente fez o impacto na folha e o que isso representa de diferença neste ano e no próximo para evitar que isso aconteça novamente”, reconhecendo que o erro foi não ter feito isso já com essas previsões para os três anos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Zelensky propõe novo encontro sobre cessar-fogo e troca de presos com Rússia

Motorista é preso após acidente com quatro carros no Coophavila

Mirassol atropela o Santos em noite pouco inspirada de Neymar e falhas críticas de marcação

Terminam na segunda inscrições para cursinho pré-vestibular da UFMS

Notícias mais lidas agora

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Morre idosa atropelada na Avenida Duque de Caxias em Campo Grande

Flávio Bolsonaro pede a Trump suspensão das tarifas, mas apaga post em seguida

Sob vaias, Vasco fica no empate com o Grêmio no Rio e vê pressão aumentar no Brasileirão

Últimas Notícias

Trânsito

Motociclista morre em acidente na Avenida Ceará, em Campo Grande

Bombeiros, Samu e polícia estiveram no local

Loterias

Mega-Sena acumula, mas 60 sul-mato-grossenses acertam quadra

Próximo sorteio será de R$ 33 milhões

Esportes

Ginástica rítmica: Brasil leva ouro inédito na Copa do Mundo, em Milão

Conjunto foi o melhor na disputa geral, com soma de notas em 2 séries

Emprego e Concurso

Abertas inscrições para seleção de administrativos da educação em Corumbá

Vagas são temporárias