A Prefeitura de anunciou a realização, entre segunda e quarta-feira (4 a 6 de maio), de um trabalho de conscientização sobre os usuários do transporte público do município para que usem máscaras dentro dos coletivos. O serviço, que também envolverá a doação das proteções, segue recomendações da OMS (Organização Mundial de Saúde), Ministério da Saúde e (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) para contenção do avanço de casos do novo () na Capital.

O anúncio da ação foi feito neste sábado (2) pelo prefeito Marquinhos Trad (PSD), durante live transmitida em redes sociais. “Todos aqueles que usarem o transporte coletivo deverão usar o equipamento de proteção, a máscara, nas vias respiratórias. É obrigação”, afirmou o chefe do Executivo da Capital.

O trabalho de conscientização, explicou o prefeito, será feito em três terminais a cada dia, “para que as pessoas sejam orientadas e aconselhadas”. A doação de máscaras ocorrerá dentro de um processo de educativo, explicou o prefeito. “O bom é que nós usássemos [as máscaras] em todos os lugares, mas é importante, sim, que, enquanto você estiver sendo levado por um meio de transporte, utilize as máscaras para sua defesa e daqueles no ônibus, também”, complementou.

Na quinta-feira (30), a prefeitura baixou decreto obrigando o uso de máscaras no transporte público, autorizando ainda que até 7 pessoas viagem em pé em cada veículo alongado –5, nos considerados leves ou médios e 3, no caso dos micro-ônibus. A capacidade de passageiros em pé respeita a necessidade de distanciamento mínimo de 1,5 metro entre os usuários.

Os veículos executivos não podem transportar passageiros que não estejam sentados. Já aqueles que tenham climatizador ou ar-condicionado, com janelas lacradas, devem manter os equipamentos no modo ‘renovável' de circulação de ar.