Na tarde desta segunda-feira (4), cerca de 30 pessoas ficaram aglomeradas do lado de fora do 9º Ofício Zamperlini – Serviço Notarial e Registral, em esperando por atendimento. Entretanto, a maioria delas não utilizava máscaras e nem respeitava o distanciamento.

Uma mulher, que preferiu não se identificar, disse que estava há 30 minutos tentando resolver uma questão sobre o registro de certidão de casamento. ”Sei que estamos em uma pandemia, mas tinha que resolver o quanto antes”.

O escrevente do cartório, Yuri Wagner explicou que está havendo uma demanda muito alta de pessoas em alguns horários, já que o local passou a ter duas horas de intervalo no almoço. É nesse período, quando as atividades retornam, que as pessoas ficam aglomeradas nas filas para serem atendidas.

Outro detalhe citado pelo funcionário é que o local lota porque as pessoas esperam na fila para pedir informação. “Muitas pessoas estão procurando os serviços para pedir informação. É importante ligar antes para saber se aquele serviço estará sendo disponível no cartório”.

Por volta das 9h30 é um dos horários com menos pessoas, conforme explicou o escrevente à reportagem e um dos horários mais tranquilos para quem deseja ter os serviços do cartório.

Yuri afirmou ainda que o cartório está seguindo as recomendações instituídas no decreto da prefeitura. Eles oferecem álcool em gel, distribuíram máscaras para os funcionários, reduziram pela metade os funcionários no expediente e deram para as pessoas de grupo de risco.