Para enfrentamento do Covid-19, o novo coronavírus, uma ação conjunta produziu 502 litros de álcool glicerinado 80% e 5.529 litros de álcool 70%. Os materiais de higienização foram resultados de uma parceria entre a Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e os Conselhos Regionais de Farmácia e Administração.

Todo álcool produzido pela ação será distribuído nos estabelecimentos de saúde campo-grandenses. No rótulo do produto será escrita a informação de “venda proibida”.

A produção começou com a articulação da Semagro para conseguir cinco mil litros de álcool 96%, a matéria prima, junto à Biosul (Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul). Foram envolvidas dezenas de empresas e pessoas físicas, que doaram glicerina, embalagens, disponibilização de transporte e mão de obra.

Da quantidade produzida, cerca de 100 litros foram feitos no LTF (Laboratório Técnico Farmacêutico) da UFMS e 400 litros em farmácias de manipulação da cidade, associadas à Anfarmag (Associação Nacional dos Farmacêuticos Magistrais). O secretário da Semagro, Jaime Verruck, admite que “desde o início dessa pandemia, uma das preocupações nossas foi a não disponibilização de álcool gel e álcool 70% no mercado”.

O presidente do Conselho Regional de Farmácias, Flávio Shinzato, destaca a urgência em abastecer os estabelecimentos de Saúde com o produto para “atender os grandes consumidores dos produtos, os profissionais de saúde que estão na linha de frente do atendimento à população”. Jaime afirma que novas parcerias estão sendo firmadas para doação de matéria prima.