Cotidiano

Para reforçar estoques, Hemosul de Campo Grande atende durante semana de Carnaval

O feriado de carnaval é sempre um período crítico nos bancos de sangue de todo Brasil devido ao aumento de número de acidentes nas estradas. Em Mato Grosso do Sul, há o agravante da epidemia de dengue que aumenta a necessidade de produção de plaquetas. Para reforçar os estoques e suprir a demanda, o Hemosul […]

Mylena Rocha Publicado em 20/02/2020, às 10h55

Doações podem ser feitas no Hemosul. (Foto: Divulgação/Governo de MS)
Doações podem ser feitas no Hemosul. (Foto: Divulgação/Governo de MS) - Doações podem ser feitas no Hemosul. (Foto: Divulgação/Governo de MS)

O feriado de carnaval é sempre um período crítico nos bancos de sangue de todo Brasil devido ao aumento de número de acidentes nas estradas. Em Mato Grosso do Sul, há o agravante da epidemia de dengue que aumenta a necessidade de produção de plaquetas. Para reforçar os estoques e suprir a demanda, o Hemosul divulga os horários de atendimento para o feriado de carnaval.

O Hemosul Coordenador, localizado na avenida Fernando Corrêa da Costa, há horários diferenciados para atendimento no sábado (22), na segunda (24) e na quarta (26). No sábado (22) e segunda-feira (24), haverá atendimento entre as 7h e 17h. Na quarta-feira (26), o Hemosul recebe doações das 13h às 16h30. O atendimento retorna em horário normal na quinta-feira (27).

Para doar sangue ou se tornar um doador é necessário ter em mãos documento oficial com foto, estar bem alimentado, ter mais de 55 quilos, e ter idade entre 16 e 69 anos. Os doadores que tenham 16 ou 17 anos, precisam estar acompanhados dos pais ou responsável.

A frequência de doação é diferente entre homens e mulheres. Doadores do sexo masculino podem doar até quatro vezes ao ano, com um intervalo mínimo de dois meses, já as mulheres podem doar até três vezes durante o ano, com intervalo mínimo de três meses.

As unidades do interior do Estado acompanham o ponto facultativo decretado pelo governo estadual. Para mais informações sobre a doação de sangue em Mato Grosso do Sul acesse o site do Hemosul.

Jornal Midiamax