O prefeito de , Marquinhos Trad (PSD) afirmou que publicará ainda nesta terça-feira (12) decreto municipal que determinará uso obrigatório de de por motoristas de aplicativos, taxistas, passageiros e servidores públicos.

O prefeito pontuou que os motoristas poderão recusar pacientes que não estiverem usando a EPI (Equipamento de Proteção Individual). “Vamos pedir aos motoristas que essas pessoas [passageiros] só podem entrar com o uso das máscaras. É um ambiente onde entram vários seres humanos, fechado. Principalmente agora, nesse período de frio e chuva, é necessário [o uso], sim”, detalhou. Na última semana, ele havia destacado que iniciaria a fiscalização do uso nestes modais.

Durante transmissão ao vivo, Marquinhos também afirmou que a Prefeitura recebeu pelo menos 9 denúncias de passageiros traziam que motoristas de aplicativo e taxista não usavam máscaras. “Nos enviaram fotos e por isso a gente vai colocar em decreto o uso obrigatório de máscaras a partir de amanhã (quarta-feira) a todos os motoristas que desempenham a função de motoristas de aplicativo e taxistas”, comentou.

Sobre o uso obrigatório das máscaras de proteção ao sair de casa, por todos os munícipes, Marquinhos pontuou que só adotaria a medida mais rigorosa caso as confirmações da cresçam. “Enquanto os números estiverem ao nosso monitoramento e ao nosso equilíbrio, não iremos obrigar, mas recomendar” detalhou.

Vale lembrar que a Prefeitura chegou a publicar um decreto obrigando o uso, mas voltou atrás e transformou a medida em recomendação, sob a justificativa de que aguardava remessa dos equipamentos para distribuir à população carente que não teria condições de adquirir o item.

Marquinhos também destacou que o decreto que será publicado nesta terça-feira também obrigará que funcionários públicos utilizem as máscaras durante expediente em local de trabalho, conforme havia sido anunciado por ele em transmissão ao vivo no último sábado (9).