Mudanças em linhas de ônibus aumentaram demora e lotação, denunciam passageiros

A mudança em linhas de ônibus entrou em vigor há apenas um dia, mas já está causando transtornos aos passageiros em Campo Grande. Se, por um lado a mudança trouxe agilidade em algumas linhas, em outras os passageiros reclamam de demora e superlotação. Os moradores da região dos Los Angeles já começaram a sentir os […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Foto Ilustrativa: Minamar Junior/Midiamax
Foto Ilustrativa: Minamar Junior/Midiamax

A mudança em linhas de ônibus entrou em vigor há apenas um dia, mas já está causando transtornos aos passageiros em Campo Grande. Se, por um lado a mudança trouxe agilidade em algumas linhas, em outras os passageiros reclamam de demora e superlotação.

Os moradores da região dos Los Angeles já começaram a sentir os impactos da mudança em linhas e itinerários de ônibus. A doméstica Yeza Castilho, de 20 anos, diz que os moradores da região têm tido dificuldade de pegar o ônibus até o Terminal Guaicurus, que fica tão lotado que não consegue pegar os passageiros que aguardam nos pontos do bairro.

Yeza conta o ônibus 116 (Los Angeles/Centro) é uma novidade que alegrou os moradores, mas que fica lotado antes de chegar ao Guaicurus. “O ônibus saiu da [avenida dos] Cafezais às 6 horas ainda vazio, mas quando chegou na rua Campo Nobre já estava lotado, não subia mais ninguém”.

De acordo com a passageira, o ônibus não conseguiu embarcar mais ninguém depois da rua Campo Nobre, sendo que o veículo ainda precisa passar por mais 11 pontos de ônibus até chegar ao Terminal Guaicurus. “Não dava para subir mais ninguém, o motorista cumpriu com a obrigação e cumpriu com a rota corretamente”.

Segundo a doméstica, antes da linha 116, ela utilizava o 108 (Los Angeles/Guaicurus) para chegar ao terminal. Entretanto, segundo a tabela de horários dos veículos, agora o 108 só passa no bairro à noite nos dias de semana.

“A minha opinião é que os ônibus que saem do bairro e vão para o centro, como o 116, são ótimos, só que está causando confusão por causa da lotação. Eu acho que deveriam colocar a linha 108 nos horários próximos ao do 116, principalmente entre as 5h30 e 7h30. Vamos precisar desse reforço para sair do bairro e chegar ao terminal, principalmente agora com o retorno às aulas”, opina.

Anita Vieira Santos, de 59 anos, é auxiliar de consultório odontológico e precisa atravessar a cidade para chegar ao trabalho. Ela mora no bairro Paulo Coelho e relata dificuldades após a mudança nos itinerários e diz que nesta quinta-feira (6) chegou a pegar quatro ônibus para voltar para casa.

“Antes eu pegava um ônibus até o terminal e depois pegava o BR-075 direto, que vinha até perto do meu trabalho. Agora, eu preciso parar no terminal Hercules Maymone e pegar mais um ônibus. A volta é ainda pior, o ônibus que vai até o Hercules demora demais”, lamenta. A passageira diz que agora gasta quase uma hora a mais no trajeto casa-trabalho e cogita pedir demissão.

Com o corte da 077 (Bandeirantes/Shopping Campo Grande) e 088 (Guaicurus/Shopping Campo Grande), passageiros também reclamam. Os veículos destas linhas deveriam ser incorporados em outras, o que não aconteceu na quinta-feira (6). Uma usuária entrou em contato com o Jornal Midiamax e diz que houve demora com a retirada da linha 077.

“Retiraram o 077, que desafogava o 070. Houve uma demora de mais de 20 minutos entre um ônibus e outro”, reclama. A leitora enviou uma imagem, que mostra o veículo lotado.

Sebastiana também é usuária da linha 070 e percebeu a piora no serviço. “Eles fizeram a mudança retirando o reforço, o 077, que ia do terminal Bandeirantes ao Shopping Campo Grande. Agora os passageiros passam sufoco com ônibus lotado, chegando atrasados no serviço”.

Em nota, a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) informou que deve acompanhar todo o processo de implantação das mudanças em linhas de ônibus com ajuda do corpo técnico. Nos primeiros dias, a fiscalização deve estar presente nos terminais nos três períodos do dia.

Mudança em itinerários

corte de três linhas e a mudança em 11 itinerários entra em vigor nesta quinta-feira (6) em Campo Grande. As alterações têm o objetivo de otimizar o tempo de viagem dos passageiros e aumentar a frequência de ônibus, mas muitos usuários ainda desconfiam do novo modelo. A mudança foi baseada em uma pesquisa de origem e destino, realizada com mais de 62 mil pessoas, entre novembro e dezembro do ano passado.

Confira quais linhas sofrem alterações:

  • 075 – GUAICURUS / TERM. GAL. OSÓRIO via TERM. HÉRCULES MAYMONE – passa a operar direto pela Rua Ceará, de segunda a sexta das 5h00 às 19h00, aos sábados das 5h00 às 14h00, não integrando no Term. Morenão;
  • 077 – Será incorporada pela linha 070;
  • 088 – Será incorporada pela linha 061;
  • 089 – GUAICURUS EXPRESSO – mantém itinerário com operação compartilhada com as novas linhas 114 e 116;
  • 105 – PAULO COELHO MACHADO – passa a operar em sentido único, de segunda a domingo, em tempo integral;
  • 106 – Será incorporada pela linha 117;
  • 107 – CENTRO OESTE / BÁLSAMO – incorporou a linha 113;
  • 108 – LOS ANGELES / GUAICURUS – passa a operar de segunda a sexta após as 19h00, sábados após as 14h00, domingos e feriados em tempo integral;
  • 109 – VESPASIANO MARTINS / UIRAPURU – opera de segunda a domingo em sentido único em tempo integral;
  • 113 – Será incorporada pela linha 107;
  • 114 – PAULO COELHO MACHADO / CENTRO via TERM. GUAICURUS – vai operar de segunda a sexta das 5h00 às 19h00, aos sábados das 5h00 às 14h00, e a partir do Term. Guaicurus tem o mesmo itinerário EXPRESSO da linha 089;
  • 116 – LOS ANGELES / CENTRO via TERM. GUAICURUS – vai operar de segunda a sexta das 5h00 às 19h00, aos sábados das 5h00 às 14h00, e a partir do Term. Guaicurus tem o mesmo itinerário EXPRESSO da linha 089;
  • 117 – RAMEZ TEBET/ COHAB – incorporou a linha 106 e opera todos os dias em tempo integral;
  • 141 – PAULO COELHO MACHADO / TERM. GUAICURUS via RUA CATIGUÁ – vai operar de segunda à sexta após as 19h00, sábados após às 14h00, domingos e feriados em tempo integral;
  • 518 – VIVENDAS DO PARQUE / TERM. HÉRCULES MAYMONE – incorporou parte do itinerário da linha 075 todos os dias em tempo integral.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados

Nota foi divulgada no perfil oficial do Instagram do colégio (Reprodução, Meta)
prefeita loa 2025 procuradores procuradoria fundo