A mudança em linhas de ônibus começou nesta quinta-feira (6) e já houve confusão em terminais de . Com o corte da 077 (Bandeirantes/Shopping Campo Grande) e 088 (Guaicurus/Shopping Campo Grande), os veículos deveriam ser incorporados em outras linhas, o que não aconteceu. Passageiros reclamaram da demora e só então as empresas colocaram veículos extras em circulação.

Os próprios passageiros já desconfiavam que as empresas de ônibus não fossem cumprir com o ‘combinado'. Os ônibus das linhas extintas deveriam ser incluídos em outras linhas, mas não foi o que os administradores da página Ligados no Transporte observaram nos terminais no primeiro dia após a mudança.

Especialistas em ônibus, os administradores da página estão nos terminais desde as seis da manhã. Gabriel Santos é um dos responsáveis pela página e explica que houve momentos de confusão e demora nos terminais no primeiro dia, mas ajustes ainda devem ser feitos conforme as necessidades apontadas nesta quinta-feira (6).

Entretanto, o principal problema aconteceu nas linhas 061 (Moreninhas/Shopping) e 070 (General Osório/Bandeirantes). Com a nos terminais desde cedo, o especialista pôde perceber que o não cumpriu com o prometido. “Os carros da 077 não foram incorporados a 070, nem os da 088 foram para 061”.

Segundo o administrador do Ligados, os veículos da 088 não foram incorporados à 061 e os passageiros ficaram irritados com a demora e lotação dos veículos. Só então as empresas soltaram veículos extras, para atender a demanda. “Eles tiveram que pegar da reserva às pressas porque a população estava irritada. Estes ônibus iniciavam ali no Guaicurus mesmo”.

Já com relação à linha 070, as empresas também tiveram que liberar veículo extra para suprir a demanda, diante da falta dos veículos da 077. Segundo Gabriel Santos, o veículo extra levou os passageiros do terminal Morenão ao General Osório. A página Ligados no Transporte foi criada há cinco anos por ex-funcionários das empresas de ônibus da Capital, que viam de perto os problemas no .

Em nota, a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) informou que deve acompanhar todo o processo de implantação das mudanças em linhas de ônibus com ajuda do corpo técnico. Nos primeiros dias, a fiscalização deve estar presente nos terminais nos três períodos do dia.

Com relação às dúvidas dos passageiros, a orientação deve ser feita pelo Consórcio Guaicurus e pela Paint Consultoria, mas que ambos serão fiscalizados pela Agetran durante a implantação.

Passageiros reclamam de mudanças

Ônibus 'somem' com mudanças nas linhas e terminais registram confusões no primeiro dia
Ônibus 070 estava lotado nesta manhã. (Foto: Fala Povo/WhatsApp)

Desde cedo, passageiros já reclamam da demora nos terminais após as mudanças em linhas de ônibus. Uma usuária entrou em contato com o Jornal Midiamax e diz que houve uma demora com a retirada da linha 077.

“Retiraram o 077, que desafogava o 070. Hoje mesmo, houve uma demora de mais de 20 minutos entre um ônibus e outro”, reclama. A leitora enviou uma imagem, que mostra o veículo lotado.

Sebastiana também é usuária da linha 070 e percebeu a piora no serviço nesta manhã. “Eles fizeram a mudança retirando o reforço, o 077, que ia do terminal Bandeirantes ao Shopping Campo Grande. Agora os passageiros passam sufoco com ônibus lotado, chegando atrasados no serviço”.

Mudança em itinerários

O corte de três linhas e a mudança em 11 itinerários entra em vigor nesta quinta-feira (6) em Campo Grande. As alterações têm o objetivo de otimizar o tempo de viagem dos passageiros e aumentar a frequência de ônibus, mas muitos usuários ainda desconfiam do novo modelo. A mudança foi baseada em uma pesquisa de origem e destino, realizada com mais de 62 mil pessoas, entre novembro e dezembro do ano passado.

Confira quais linhas sofrem alterações:

  • 075 – GUAICURUS / TERM. GAL. OSÓRIO via TERM. HÉRCULES MAYMONE – passa a operar direto pela Rua Ceará, de segunda a sexta das 5h00 às 19h00, aos sábados das 5h00 às 14h00, não integrando no Term. Morenão;
  • 077 – Será incorporada pela linha 070;
  • 088 – Será incorporada pela linha 061;
  • 089 – GUAICURUS EXPRESSO – mantém itinerário com operação compartilhada com as novas linhas 114 e 116;
  • 105 – PAULO COELHO MACHADO – passa a operar em sentido único, de segunda a domingo, em tempo integral;
  • 106 – Será incorporada pela linha 117;
  • 107 – CENTRO OESTE / BÁLSAMO – incorporou a linha 113;
  • 108 – LOS ANGELES / GUAICURUS – passa a operar de segunda a sexta após as 19h00, sábados após as 14h00, domingos e feriados em tempo integral;
  • 109 – VESPASIANO MARTINS / UIRAPURU – opera de segunda a domingo em sentido único em tempo integral;
  • 113 – Será incorporada pela linha 107;
  • 114 – PAULO COELHO MACHADO / CENTRO via TERM. GUAICURUS – vai operar de segunda a sexta das 5h00 às 19h00, aos sábados das 5h00 às 14h00, e a partir do Term. Guaicurus tem o mesmo itinerário EXPRESSO da linha 089;
  • 116 – LOS ANGELES / CENTRO via TERM. GUAICURUS – vai operar de segunda a sexta das 5h00 às 19h00, aos sábados das 5h00 às 14h00, e a partir do Term. Guaicurus tem o mesmo itinerário EXPRESSO da linha 089;
  • 117 – RAMEZ TEBET/ COHAB – incorporou a linha 106 e opera todos os dias em tempo integral;
  • 141 – PAULO COELHO MACHADO / TERM. GUAICURUS via RUA CATIGUÁ – vai operar de segunda à sexta após as 19h00, sábados após às 14h00, domingos e feriados em tempo integral;
  • 518 – VIVENDAS DO PARQUE / TERM. HÉRCULES MAYMONE – incorporou parte do itinerário da linha 075 todos os dias em tempo integral.