Ônibus ‘somem’ com mudanças nas linhas e terminais registram confusões no primeiro dia

A mudança em linhas de ônibus começou nesta quinta-feira (6) e já houve confusão em terminais de Campo Grande. Com o corte da 077 (Bandeirantes/Shopping Campo Grande) e 088 (Guaicurus/Shopping Campo Grande), os veículos deveriam ser incorporados em outras linhas, o que não aconteceu. Passageiros reclamaram da demora e só então as empresas colocaram veículos […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Foto: Marcos Ermínio
Foto: Marcos Ermínio

A mudança em linhas de ônibus começou nesta quinta-feira (6) e já houve confusão em terminais de Campo Grande. Com o corte da 077 (Bandeirantes/Shopping Campo Grande) e 088 (Guaicurus/Shopping Campo Grande), os veículos deveriam ser incorporados em outras linhas, o que não aconteceu. Passageiros reclamaram da demora e só então as empresas colocaram veículos extras em circulação.

Os próprios passageiros já desconfiavam que as empresas de ônibus não fossem cumprir com o ‘combinado’. Os ônibus das linhas extintas deveriam ser incluídos em outras linhas, mas não foi o que os administradores da página Ligados no Transporte observaram nos terminais no primeiro dia após a mudança.

Especialistas em ônibus, os administradores da página estão nos terminais desde as seis da manhã. Gabriel Santos é um dos responsáveis pela página e explica que houve momentos de confusão e demora nos terminais no primeiro dia, mas ajustes ainda devem ser feitos conforme as necessidades apontadas nesta quinta-feira (6).

Entretanto, o principal problema aconteceu nas linhas 061 (Moreninhas/Shopping) e 070 (General Osório/Bandeirantes). Com a fiscalização nos terminais desde cedo, o especialista pôde perceber que o Consórcio Guaicurus não cumpriu com o prometido. “Os carros da 077 não foram incorporados a 070, nem os da 088 foram para 061”.

Segundo o administrador do Ligados, os veículos da 088 não foram incorporados à 061 e os passageiros ficaram irritados com a demora e lotação dos veículos. Só então as empresas soltaram veículos extras, para atender a demanda. “Eles tiveram que pegar da reserva às pressas porque a população estava irritada. Estes ônibus iniciavam ali no Guaicurus mesmo”.

Já com relação à linha 070, as empresas também tiveram que liberar veículo extra para suprir a demanda, diante da falta dos veículos da 077. Segundo Gabriel Santos, o veículo extra levou os passageiros do terminal Morenão ao General Osório. A página Ligados no Transporte foi criada há cinco anos por ex-funcionários das empresas de ônibus da Capital, que viam de perto os problemas no transporte coletivo.

Em nota, a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) informou que deve acompanhar todo o processo de implantação das mudanças em linhas de ônibus com ajuda do corpo técnico. Nos primeiros dias, a fiscalização deve estar presente nos terminais nos três períodos do dia.

Com relação às dúvidas dos passageiros, a orientação deve ser feita pelo Consórcio Guaicurus e pela Paint Consultoria, mas que ambos serão fiscalizados pela Agetran durante a implantação.

Passageiros reclamam de mudanças

Ônibus 'somem' com mudanças nas linhas e terminais registram confusões no primeiro dia
Ônibus 070 estava lotado nesta manhã. (Foto: Fala Povo/WhatsApp)

Desde cedo, passageiros já reclamam da demora nos terminais após as mudanças em linhas de ônibus. Uma usuária entrou em contato com o Jornal Midiamax e diz que houve uma demora com a retirada da linha 077.

“Retiraram o 077, que desafogava o 070. Hoje mesmo, houve uma demora de mais de 20 minutos entre um ônibus e outro”, reclama. A leitora enviou uma imagem, que mostra o veículo lotado.

Sebastiana também é usuária da linha 070 e percebeu a piora no serviço nesta manhã. “Eles fizeram a mudança retirando o reforço, o 077, que ia do terminal Bandeirantes ao Shopping Campo Grande. Agora os passageiros passam sufoco com ônibus lotado, chegando atrasados no serviço”.

Mudança em itinerários

O corte de três linhas e a mudança em 11 itinerários entra em vigor nesta quinta-feira (6) em Campo Grande. As alterações têm o objetivo de otimizar o tempo de viagem dos passageiros e aumentar a frequência de ônibus, mas muitos usuários ainda desconfiam do novo modelo. A mudança foi baseada em uma pesquisa de origem e destino, realizada com mais de 62 mil pessoas, entre novembro e dezembro do ano passado.

Confira quais linhas sofrem alterações:

  • 075 – GUAICURUS / TERM. GAL. OSÓRIO via TERM. HÉRCULES MAYMONE – passa a operar direto pela Rua Ceará, de segunda a sexta das 5h00 às 19h00, aos sábados das 5h00 às 14h00, não integrando no Term. Morenão;
  • 077 – Será incorporada pela linha 070;
  • 088 – Será incorporada pela linha 061;
  • 089 – GUAICURUS EXPRESSO – mantém itinerário com operação compartilhada com as novas linhas 114 e 116;
  • 105 – PAULO COELHO MACHADO – passa a operar em sentido único, de segunda a domingo, em tempo integral;
  • 106 – Será incorporada pela linha 117;
  • 107 – CENTRO OESTE / BÁLSAMO – incorporou a linha 113;
  • 108 – LOS ANGELES / GUAICURUS – passa a operar de segunda a sexta após as 19h00, sábados após as 14h00, domingos e feriados em tempo integral;
  • 109 – VESPASIANO MARTINS / UIRAPURU – opera de segunda a domingo em sentido único em tempo integral;
  • 113 – Será incorporada pela linha 107;
  • 114 – PAULO COELHO MACHADO / CENTRO via TERM. GUAICURUS – vai operar de segunda a sexta das 5h00 às 19h00, aos sábados das 5h00 às 14h00, e a partir do Term. Guaicurus tem o mesmo itinerário EXPRESSO da linha 089;
  • 116 – LOS ANGELES / CENTRO via TERM. GUAICURUS – vai operar de segunda a sexta das 5h00 às 19h00, aos sábados das 5h00 às 14h00, e a partir do Term. Guaicurus tem o mesmo itinerário EXPRESSO da linha 089;
  • 117 – RAMEZ TEBET/ COHAB – incorporou a linha 106 e opera todos os dias em tempo integral;
  • 141 – PAULO COELHO MACHADO / TERM. GUAICURUS via RUA CATIGUÁ – vai operar de segunda à sexta após as 19h00, sábados após às 14h00, domingos e feriados em tempo integral;
  • 518 – VIVENDAS DO PARQUE / TERM. HÉRCULES MAYMONE – incorporou parte do itinerário da linha 075 todos os dias em tempo integral.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados

Nota foi divulgada no perfil oficial do Instagram do colégio (Reprodução, Meta)
prefeita loa 2025 procuradores procuradoria fundo