tem 880 casos notificados de que ainda aguardam finalização do processamento por parte das Secretarias Municipais de Saúde. Com isso, as notificações são consideradas sem encerramento e podem distorcer as informações do da doença, divulgado diariamente desde o mês de março.

Diante disso, durante a transmissão ao vivo desta segunda-feira (1º), a secretária adjunta da SES (Secretaria de Estado de Saúde) cobrou que os municípios finalizassem os processos. A lista dos municípios que precisam dar agilidade traz os municípios de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Itaporã, , Rio Brilhante, Três Lagoas e Vicentina.

“Reiteramos a necessidade que os municípios fechem suas bases de dados, pois são elas que compõem nosso boletim”, declarou, durante a transmissão ao vivo.

Na prática, quando os municípios encerrarem os casos, as amostras em análises no Lacen devem subir de 465 casos – que aguardam análise – para 1.345 investigações. Nesta segunda, o número de casos confirmados em MS chegou a 1.568. O total de notificações é de 11.883, dos quais 8.970 foram descartados e 20 óbitos.