Em Mato Grosso do Sul, o consumo de água é o segundo maior dentre os estados do Centro-Oeste. No Estado são consumidos diariamente 158,2 litros de água por cada habitante.

Os dados foram divulgados nesta terça-feira (15), pelo Snis (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento). O levantamento do Diagnóstico dos Serviços de Água e Esgoto é referente à 2019.

Assim, MS fica atrás apenas de Mato Grosso, que possui consumo de 168,7 litros por habitantes. Além de ser o segundo do Centro-Oeste, o Estado registrou consumo maior que a média nacional. No Brasil são consumidos 153,9 litros por habitante todos os dias.

Então, das 27 unidades federativas, MS é o 8º com maior consumo diário por pessoa. No último ano os sul-mato-grossenses consumiram 5,7 litros a mais do que em 2018.

No Estado, 99,4% da população urbana é atendida com rede de abastecimento de água. Contudo, quando somada a população rural, a taxa cai para 85,9%

Desperdício de água

De acordo com o relatório, MS é o segundo estado da região com maior índice de desperdício de água. Assim, foram registados 33% de perdas durante a distribuição de água no Estado.

Então, de acordo com o Painel de Monitoramento do Snis, foram desperdiçados 216,26 litros por ligação diariamente. Apesar disto, a taxa está abaixo da média nacional de 39,2%. Ou seja, 339,48 litros por ligação em cada dia do último ano.