Um morador de , cidade que enfrenta surto de coronavírus, encontrou nesta terça-feira testes já utilizados de coronavírus. O material estava jogado às margens da , que dá acesso  a Ponta Porã, e pode ter caído de algum caminhão de coleta.

Entre o material encontrado pelo morador do 4 º , bairro que fica próximo ao local, estão luvas,  testes rápidos de , C, além de cotonetes para coleta do tipo Swab e algumas seringas descartáveis encontradas que estavam até com restos de sangue.

Procurado pela reportagem do Midiamax, o Comitê de Gerenciamento de Crise do Coronavírus em Dourados informou que esse descartes não foram produzidos pela administração municipal.

“Todos esses kits e todos esses materiais que são utilizados durante as testagens que a secretaria municipal faz,  são devidamente descartados em saco branco leitoso e depois encaminhados para o descarte correto”, explica o coordenador de Vigilância Sanitária de Dourados, Emerson Eduardo Correa.

Segundo esses procedimentos são feitos no Corpo de Bombeiros, nas unidades de Saúde e são colocados também naquelas caixas amarelas próprias para descartes de material perfurocortantes.

“Além disso tem uma empresa que é responsável pela coleta nas unidades de saúde e as do bombeiros são de responsabilidades deles. Portanto, esse material não é pertencente à Secretaria Municipal de Saúde”, disse Emerson.

O secretário Municipal de Saúde, Gecimar Teixeira Junior também informou que, caso seja necessário, irá solicitar  a  abertura de sindicância para esclarecer quaisquer dúvidas a respeito do que possa ter ocorrido, mesmo sabendo não se tratar de material pertencente ao município.