Pular para o conteúdo
Cotidiano

Em 2024, MS registrou aumento de 6% no número de bolsas de sangue coletadas por meio de doação voluntária

Em 2024, 52.654 bolsas de sangue foram coletadas em Mato Grosso do Sul
Jennifer Ribeiro -
Doação de sangue em Campo Grande (Foto: Henrique Arakaki, Midiamax)

Nos últimos dois anos, registrou um aumento de 6% no número de bolsas de sangue coletadas por meio de doação voluntária, saindo de 49.666 em 2023 para 52.654 em 2024. Até maio de 2025, já foram coletadas mais de 12,3 mil.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Para incentivar a doação regular de sangue, o Ministério da Saúde lançou a campanha ‘Doe Sangue. Você Pode’, no último sábado (14), visando conscientizar a população sobre a importância de manter os estoques de sangue em níveis seguros, já que dependem desse ato solidário pessoas que se submetem a intervenções médicas urgentes de grande porte e complexidade, como transfusões, transplantes e procedimentos oncológicos.

Vale destacar que a doação de sangue também é importante para a produção de medicamentos essenciais derivados do plasma.

Critérios para a doação de sangue

Para doar sangue é preciso que o cidadão esteja munido de um documento oficial com foto, como a carteira de identidade ou de motorista. Além disso, os doadores precisam ter entre 16 e 69 anos segundo a nova lei da doação de sangue aprovada em 2013.

Há uma ressalva para quem tem 16 e 17 anos: no Hemosul, o menor de idade tem que estar acompanhado de pai ou mãe, ou responsável legal. Caso o menor de idade seja emancipado pode ir doar sozinho levando o documento de emancipação. Se for casado, basta comparecer com a certidão de casamento que já é suficiente para a liberação.

Também é importante lembrar que a primeira doação somente pode ser feita até 60 anos. Acima desta idade, apenas para quem já é doador de sangue.

Outras orientações

Embora a nova lei permita a doação de pessoas a partir de 50 kg, a Rede Hemosul-MS reserva-se o direito de aceitar apenas doadores com 51 kg ou mais, para a melhor utilização do sangue coletado e segurança do doador.

Considerando isto, homens podem doar até quatro vezes ao ano com um intervalo mínimo de dois meses; enquanto mulheres podem doar até três vezes ao ano com um intervalo mínimo de três meses.

Vale ressaltar que algumas doenças impedem a doação. São elas: doenças hematológicas, cardíacas, renais, pulmonares, hepáticas, autoimunes, diabete, hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose, câncer, sangramentos anormais, convulsões, ou portadores de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue como Doença de Chagas, Hepatite, , Sífilis. Se estiver com ou alergia, deve esperar sete dias após melhorar para doar sangue.

Importante pontuar que alguns medicamentos também impedem a doação. Portanto, fale para o profissional de saúde que for lhe entrevistar os remédios que está utilizando.

Já as vacinas impedem temporariamente a sua doação. Por isso, aproveite para doar sangue antes de tomar a dose de imunizante, seja ele qual for.

Por fim, não se esqueça de ir bem alimentado, doar sangue, já que é diferente de quando vamos fazer exames laboratoriais de sangue, para os quais o jejum é recomendado. No entanto, é bom evitar alimentos com excesso de gordura quando for doar.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Você vai matar?’: Após atirar em rapaz que cantou música de corno, homem apontou arma para esposa

Maisa Silva se pronuncia após piada polêmica do Fantástico: ‘Infelizmente…’

Cadê a Nutella? Família procura gata desaparecida no bairro Tiradentes

Prefeitura de Porto Murtinho licita atendimento a pacientes psiquiátricos e dependentes químicos (PMPP, Divulgação)

Promotoria fiscaliza transporte de pacientes em hemodiálise após reunião com prefeito

Notícias mais lidas agora

Grávida de 6 meses foi queimada viva e corpo encontrado em casa abandonada

lei da reciprocidade

Relatada por Tereza Cristina, Lei da Reciprocidade é publicada em resposta ao ‘tarifaço’ de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Maratonista mais velho do mundo morre aos 114 anos após ser atropelado por carro

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Sindicato oferece 75 vagas para mulheres em curso de construção civil

São três cursos com aulas teóricas on-line e práticas presenciais, começando em agosto; inscrições estão abertas até o dia 25 de julho

Esportes

Por que Richard Ríos se tornou o jogador do Palmeiras mais desejado pela Europa? Entenda

Colombiano se destacou na Copa do Mundo de Clubes e não deve continuar no alviverde

Cotidiano

BR-163 tem 11 trechos interditados nesta terça-feira em MS; confira

Além das interdições, 27 trechos da BR-163 operam em sistema "Pare e Siga"

Cotidiano

Quer aprender guarani? UFGD oferece vagas de idiomas em Dourados

Universidade também disponibiliza inscrições para inglês e espanhol