Em meio ao aumento de casos de e escassez de leitos hospitalares em , moradores reclamam da falta de cumprimento das regras de biossegurança em shoppings de Campo Grande. Nas praças de alimentação, em horários de pico é comum ver clientes não respeitando distanciamento e utilizando até mesas que possuem indicativos de estarem interditadas.

Conforme estabelecido em decreto da Prefeitura Municipal de Campo Grande, a lotação para qualquer shopping é de 40%, seguindo o horário estabelecido pelo , entretanto, esse limite é referente ao estabelecimento todo , e quando as pessoas se deslocam para a praça de alimentação em horários como do almoço ou janta, a aglomeração é certa.

Nos últimos dias, leitores do Jornal Midiamax denunciaram aglomeração na praça de alimentação do Shopping Campo Grande. Segundo leitores, entre 12h e 14h, até as mesas com indicativo de não poderem ser usadas acabam recebendo clientes que não respeitam as regras.

A maior preocupação é que em razão de ser o único local dos shoppings onde a máscara de proteção pode ser retirada para o cliente se alimentar, o espaço se torne foco de transmissão do coronavírus.

Dicas para proteção

Para evitar a disseminação do vírus nesses locais, o infectologista Rodrigo Nascimento Coelho recomenda a higienização constante das mãos desde a saída do estacionamento, quando tocar em dinheiro, mesa ou qualquer objeto.

Nas mesas, procurar o distanciamento de 1,5m a 2m de pessoas que não são do seu convívio familiar, evitando horários de maior fluxo. “Você localizou uma área com grande fluxo de pessoas, vá para um lugar que está mais vazio e evite lugares fechados”, explicou.

Ele também reforça que a higienização  deve ser feita principalmente com água e sabão, e  caso apresente  sintomas de coronavírus,  a recomendação é ficar isolado por um período de 14  dias.

Regras

Em nota, a Prefeitura informou que os shoppings devem atender os decretos vigentes como qualquer outro estabelecimento comercial. Mantendo a ocupação máxima de 40% e a manutenção de distanciamento de 1,5m entre as mesas.

Além disso, a administração municipal afirma que todos os shoppings entregaram plano de biossegurança e se comprometeram a manter a vigilância sobre o cumprimento das medidas.

A reportagem entrou em contato com o Shopping Campo Grande, onde aglomeração foi registrada nesta semana, mas até a publicação desta matéria não obtivemos retorno. O espaço segue aberto para posicionamento.