Do total de 18 casos de suicídios registrados durante 2019 em , 14 vítimas são do sexo masculino e quatro do sexo feminino, sendo que nove são homens inseridos na faixa etária dos 35 aos 64 anos. Os dados são da Polícia Civil e revelam ainda, que 16 ocorrências foram registradas na área urbana e as outras duas em reservas indígenas.

Em relação as mulheres, das quatro que tiraram a própria vida, duas estão na faixa etária dos 18 a 24 anos e outras duas com idades entre 35 e 64 anos. Foram três mortes na área urbana e uma na Reserva.  Em comparação ao ano de 2018 a cidade de Dourados registrou 20 mortes por suicídio.

De acordo com o delegado regional da Polícia Civil, Lupercio Degerone, as causas são as mais variadas, mas a depressão que é considerada “o mal do século”,  é predominante. Segundo ele, além dessa doença, constam nos inquéritos outros motivos, como sentimento de abandono, dificuldades financeiras, desilusão amorosa, uso de drogas, além de perda na família.

Todos os casos de suicídio são investigados pela Polícia Civil para a comprovação dessa hipótese, já que, conforme o delegado, pode haver casos de homicídio simulado. Segundo ele, também pode ocorrer indução ou auxílio ao suicídio, que é um crime previsto no artigo 122 do Código Penal Brasileiro e é classificado como um crime contra a vida, que consiste no açular, provocar, incitar ou estimular alguém a suicidar ou prestar-lhe auxílio para que o faça.

No contexto nacional, figura como o 3º da lista do Ministério da Saúde com mais números de suicídios por número de habitante.  Os dados são considerados tão alarmantes que a secretaria Estadual de Saúde ativou no ano passado o Comitê Estadual de de MS.