Incêndios já destruíram 2,9 milhões de hectares no Pantanal, diz Ibama

O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) atualizou os dados referentes à área devastada pelos incêndios no Pantanal. A onda de incêndios provocou um verdadeiro desastre ambiental no Bioma, do início do ano até o último domingo (13), estima-se que o fogo tenha destruído 2,9 milhões de hectares do Pantanal, […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) atualizou os dados referentes à área devastada pelos incêndios no Pantanal. A onda de incêndios provocou um verdadeiro desastre ambiental no Bioma, do início do ano até o último domingo (13), estima-se que o fogo tenha destruído 2,9 milhões de hectares do Pantanal, sendo 1,1 milhão somente no estado do Mato Grosso do Sul.

O analista ambiental do Ibama Alexandre Pereira explica que as estimativas foram feitas no Lasa ( Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais) do Departamento de Meteorologia da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Os incêndios destruíram uma área de 2.915.000 hectares no Pantanal. 

De acordo com os dados, foram 1.165.000 hectares do bioma destruídos em Mato Grosso do Sul. No Mato Grosso, o estrago foi ainda maior, 1.742.000 hectares queimados no Pantanal.

Situação de emergência

Na segunda-feira (14), o Governo Federal reconheceu situação de emergência decretada pelo Governo do Estado. Incêndios constantes no Pantanal há semanas motivaram o pedido estadual, que abre brecha para repasses de mais recursos federais e contratações com dispensa de licitação.

Além disso, Mato Grosso do Sul recebeu reforço de 34 militares do Corpo de Bombeiros do Paraná, que atuarão no combate às chamas no Pantanal. O apoio vem junto ao empenho de R$ 3,8 milhões, que serão destinados às ações de combate às queimadas em todo o Estado. O valor deve ser liberado pelo Governo Federal ainda esta semana para a conta da Defesa Civil.

Nesta terça-feira (15), Mato Grosso do Sul recebeu R$ 3,8 milhões do Governo Federal para ampliar as ações de combate aos incêndios florestais que atingem os biomas Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica. Os recursos foram liberados pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, em agenda com o governador Reinaldo Azambuja, em Campo Grande.

Conteúdos relacionados