Pular para o conteúdo
Cotidiano

HRMS suspende cirurgias eletivas e encaminhamento de pacientes

Referência em Mato Grosso do Sul para atender pacientes com coronavírus, o HRMS (Hospital Regional) suspendeu as cirurgias eletivas, procedimentos de urgência e encaminhamento de pacientes, através de portaria publicada nesta quarta-feira (15). No último fim de semana, o HRMS esgotou a capacidade diária para atender a demanda de óbitos e estava guardando corpos de […]
Arquivo -

Referência em Mato Grosso do Sul para atender pacientes com coronavírus, o HRMS () suspendeu as cirurgias eletivas, procedimentos de urgência e encaminhamento de pacientes, através de portaria publicada nesta quarta-feira (15).

No último fim de semana, o HRMS esgotou a capacidade diária para atender a demanda de óbitos e estava guardando corpos de vítimas da Covid-19  em conteiner frigorífico refrigerado.

A demanda de pacientes com o vírus no Estado tem crescido todos os dias e com isso, os leitos do hospital já estão quase todos ocupados. Foi necessário remontar o Hospital de Campanha.

Para a decisão, foi levada em consideração o risco potencial da doença infecciosa vir a atingir a população mundial de forma simultânea, não se limitando a locais que já tenham sido identificados como de transmissão interna.

Contudo, só no hospital, até o último dia 8, 29 profissionais da saúde que trabalham na linha de frente estavam infectados pela Covid. O HRMS também levou em consideração a necessidade de conter a propagação da infecção e transmissão, bem como preservar a saúde dos profissionais da área de saúde, residentes, colaboradores e estudantes que atuam no hospital e de seus respectivos pacientes e acompanhantes.

Suspensões

Com isso, a diretora da (Fundação Serviços de Saúde), Rosana Leite de Melo, decidiu pela suspensão de todas as cirurgias eletivas essenciais e manteve mente os procedimentos de urgência e emergência, pelos próximos 30 dias.

Estão suspensos também os procedimentos eletivos e de urgência do Serviço de Hemodinâmica pelo prazo de 20 dias, mantidos somente os procedimentos de emergência. 

Ficam suspensos os procedimentos eletivos e de urgência do Serviço de Endoscopia também por 20 dias e mantidos somente os procedimentos de emergência.

Ainda segundo a decisão, estão suspensos os encaminhamentos de pacientes com gestação de alto risco, salvo em casos específicos, após estudo, definição de conduta e autorização junto à Presidência do HRMS. 

As atividades da Comissão Intra-Hospitalar de e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) também foram suspensas pelo prazo de 30 dias.

Portanto, com a portaria, todos os médicos do Corpo Clínico, nas diversas especialidades em medicina, deverão dar assistência aos pacientes com coronavírus, conforme orientação da Diretora Técnica Assistencial e da Diretoria Geral, salvo os legalmente impedidos. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Gripe Aviária: casos suspeitos sobem para dez, mas exportações seguem protegidas

Operário empata jogo de ida das quartas do Brasileiro contra Vila Nova e leva decisão para Goiânia

Protestos nos EUA: membros da Guarda Nacional chegam a Los Angeles a pedido de Trump

Portugal é bicampeão da Liga das Nações ao vencer a Espanha nos pênaltis

Notícias mais lidas agora

Bebê Sophie pode ser a vítima mais jovem de feminicídio no Brasil

Inmet emite alerta de chuvas intensas que trazem nova frente fria a MS

Mustang avaliado em R$ 500 mil bate contra muro e fica destruído em Campo Grande

Alcaraz salva 3 match points e leva o bi em Roland Garros na final mais longa da história

Últimas Notícias

Polícia

Foragido com 20 anos de pena a cumprir é preso no Jardim Nhanhá pela Força Tática da PM

Suspeito foi detido após tentar fugir de uma abordagem policial

Esportes

Campeão estadual, Leocir Dall’Astra pede demissão do Operário após quatro derrotas

Desempenho ruim nas últimas rodadas do Brasileiro Série D deixaram o Galo na lanterna do Grupo G da competição nacional

Loterias

Apostas já estão abertas para a Quina de São João com prêmio previsto de R$ 230 milhões

Prêmio da Quina de São João não é acumulável, ou seja, caso não haja acertador das cinco dezenas, a bolada é destinada para quem acertar quatro dezenas

Esportes

Estadual Sub-20 começa com vitórias dos times do Campo Grande e de São Gabriel

Já neste domingo (8), Ivinhema e Naviraiense fizeram um jogo movimentado que terminou em um empate de 2 a 2 no Estádio Saraivão, em Ivinhema