Pular para o conteúdo
Cotidiano

HRMS suspende cirurgias eletivas e encaminhamento de pacientes

Referência em Mato Grosso do Sul para atender pacientes com coronavírus, o HRMS (Hospital Regional) suspendeu as cirurgias eletivas, procedimentos de urgência e encaminhamento de pacientes, através de portaria publicada nesta quarta-feira (15). No último fim de semana, o HRMS esgotou a capacidade diária para atender a demanda de óbitos e estava guardando corpos de […]
Arquivo -

Referência em Mato Grosso do Sul para atender pacientes com , o HRMS (Hospital Regional) suspendeu as cirurgias eletivas, procedimentos de urgência e encaminhamento de pacientes, através de portaria publicada nesta quarta-feira (15).

No último fim de semana, o HRMS esgotou a capacidade diária para atender a demanda de óbitos e estava guardando corpos de vítimas da Covid-19  em conteiner refrigerado.

A demanda de pacientes com o vírus no Estado tem crescido todos os dias e com isso, os leitos do hospital já estão quase todos ocupados. Foi necessário remontar o Hospital de Campanha.

Para a decisão, foi levada em consideração o risco potencial da doença infecciosa vir a atingir a população mundial de forma simultânea, não se limitando a locais que já tenham sido identificados como de transmissão interna.

Contudo, só no hospital, até o último dia 8, 29 profissionais da saúde que trabalham na linha de frente estavam infectados pela Covid. O HRMS também levou em consideração a necessidade de conter a propagação da infecção e transmissão, bem como preservar a saúde dos profissionais da área de saúde, residentes, colaboradores e estudantes que atuam no hospital e de seus respectivos pacientes e acompanhantes.

Suspensões

Com isso, a diretora da (Fundação Serviços de Saúde), Rosana Leite de Melo, decidiu pela suspensão de todas as cirurgias eletivas essenciais e manteve mente os procedimentos de urgência e emergência, pelos próximos 30 dias.

Estão suspensos também os procedimentos eletivos e de urgência do Serviço de Hemodinâmica pelo prazo de 20 dias, mantidos somente os procedimentos de emergência. 

Ficam suspensos os procedimentos eletivos e de urgência do Serviço de Endoscopia também por 20 dias e mantidos somente os procedimentos de emergência.

Ainda segundo a decisão, estão suspensos os encaminhamentos de pacientes com gestação de alto risco, salvo em casos específicos, após estudo, definição de conduta e autorização junto à Presidência do HRMS. 

As atividades da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) também foram suspensas pelo prazo de 30 dias.

Portanto, com a portaria, todos os médicos do Corpo Clínico, nas diversas especialidades em medicina, deverão dar assistência aos pacientes com coronavírus, conforme orientação da Diretora Técnica Assistencial e da Diretoria Geral, salvo os legalmente impedidos. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
ufms

UFMS abre inscrição de concurso público para professores nesta sexta-feira

Prefeitura anuncia fim da situação de emergência na saúde em Campo Grande

Guias de licenciamento do Detran/MS não serão mais enviadas por Correios a partir de agosto

VÍDEO: Atentado contra brasileiro foi flagrado por câmeras de segurança na fronteira

Notícias mais lidas agora

Amante diz que jogou corpo de mulher em vala em Terenos após entrar em surto

VÍDEO: Comitiva brasileira entrega cartas mostrando o que os EUA perdem com tarifaço de Trump

Em abril, membros do MPMS comemoram escolha de Alexandre Magno (esq.) para indicação ao CNMP, que já tem de MS o procurador Paulo Passos (centro) (Acervo público da Assecom/MPMS)

CNMP valida desculpas para nota zero de transparência no MPMS, alerta especialista

VÍDEO: Cabine de caminhão prancha fica destruída após incêndio em Rio Verde

Últimas Notícias

Esportes

Seleção Feminina entra em campo pela vaga na final da Copa América

Em jogo decisivo, quem vencer garante vaga na grande final contra a Colômbia

MidiaMAIS

De passeio com família em Bonito, Mateus Solano saboreia culinária sul-mato-grossense

Ator experimenta culinária e turismo de Bonito com esposa e filhos

Cotidiano

Motorista de ônibus abandona cadeirante em terminal após problema em elevador

Caso aconteceu no Terminal General Osório, na linha 212

Cotidiano

Fraude do INSS: Governo Federal utiliza WhatsApp para orientar beneficiários e alerta para novo golpe

A adesão vale para descontos realizados entre março de 2020 e março de 2025