A partir desta quarta-feira (08), o Hemosul (Centro de Hematologia e Hemoterapia de Mato Grosso do Sul) fará a testagem laboratorial diária de 200 exames de coronavírus, para agilizar a entrega dos resultados. O Centro não fará a coleta dentro da instituição.

Segundo o secretário de Estado de Saúde, , a iniciativa da Hemosul vai auxiliar o Estado para otimizar a entrega de resultados e assim proporcionar uma melhor compreensão da atual realidade da doença em Mato Grosso do Sul. “Com esse apoio da Hemosul, de segunda a segunda, poderemos ter um mapa cada vez mais real da e assim acelerar a tomada de decisões”.

De acordo com o boletim epidemiológico da SES, atualmente o Lacen tem 2.547 amostras em análise. Em todo o Estado já são 10.687 casos confirmados e 128 óbitos.

“O Hemosul não fará coletas, receberá as amostras dos locais autorizados e fará a testagem. Essa parceria entre o Hemosul e o Lacen existe há anos. Já suprimos um ao outro as necessidades e neste momento da pandemia iremos contribuir para otimizar a capacidade de resultados para o teste de Covid-19”, afirmou a coordenadora Marli Vavas.

De acordo com a instituição, o Hemosul possui equipamentos específicos para essa testagem cedidos pelo Ministério da Saúde e também recebeu a doação dos reagentes para doação destes testes.

O Hemosul fez dois alertas à população: o primeiro é para que não se dirija à unidade para realização dos testes de diagnóstico da doença, uma vez que a unidade não fará coletas, e a segunda é que os trabalhos relacionados à serão mantidos, ainda mais diante do baixo estoque, principalmente referente aos tipos O positivo e O negativo.

As amostras da Covid-19 são encaminhadas com total segurança ao laboratório e o doador não terá nenhum contato ou risco de contágio.

A testagem laboratorial no Centro foi possível através de um acordo de cooperação entre o Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública) e Hemosul, viabilizado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde).