Os funcionários da Usina Tonon BIonergia da Unidade Vista Alegre, em Maracaju, a 162 quilômetros de Campo Grande, planejam uma nova manifestação nesta sexta-feira (10). Na próxima semana o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Fabricação de Açúcar e Álcool de Rio Brilhante pretende ajuizar uma ação na Justiça do Trabalho. Aproximadamente 200 colaboradores estiveram reunidos nesta quarta-feira (8), em frente a unidade e pediam respostas dos responsáveis que não se manifestaram.

De acordo Décio Francisco de Souza Júnior, colaborador da empresa, eles foram dispensados às 13h desta quinta-feira (9) e informou ao Jornal Midiamax que nesta sexta-feira vão se reunir a partir das 8h30 na Praça Central de Maracaju.

“Alguns funcionários são de Vista Alegre, outros do distrito de Itamaraty, mas em Maracaju somos a maioria e na situação que estamos não temos nem dinheiro para a gasolina, para quem vem desses distritos então é mais difícil”, disse.

Os funcionários reivindicam o pagamento de 50% da remuneração referente ao mês de dezembro, além do 13° salário que não foi pago e o convênio médico que foi suspenso.

Sindicato

Conforme informado pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Fabricação de Açucar e Alcool de Rio Brilhante, Oviedo dos Santos, os trabalhadores procuraram a instituição que também se fez presente na manifestação desta quarta-feira e que o jurídico já está preparando a ação para ser ajuizada na Justiça do Trabalho.

“O recesso só termina no próximo dia 20, mas até o dia 16 de janeiro pretendemos dar entrada nessa ação. A empresa não se posicionou, não nos deu uma informação, então só nos resta recorrer à Justiça”, disse.

Além disso, Oviedo ressaltou que independente de um posicionamento da empresa, uma nova reunião com os funcionários está marcada para a terça-feira (14) onde serão traçadas medidas jurídicas a serem adotadas diante da situação.

Ainda segundo o presidente do Sindicato, a Usina já vem descumprindo o acordo coletivo com o não pagamento do 13º salário e a instituição precisa garantir o direito do trabalhador fazendo com que a empresa assuma perante a Justiça essa dívida com os 600 colaboradores.

Vale lembrar que a Tonon Bioenergia está em recuperação judicial e a reportagem vem tentando contato via telefone com a empresa desde a tarde da quarta-feira (8), mas as ligações não são atendidas.