Uma fumaça densa saindo de do bueiro assustou quem passava pelo Centro de Campo Grande, na manhã desta quinta-feira (03). O fato foi registrado na Rua Maracaju, entre a Rui Barbosa e Pedro Celestino, porém não é possível saber o que pode estar ocasionando a fumaça.

A reportagem acionou a empresa concessionária responsável pelo serviço de água e esgoto em Campo Grande, para verificar o que pode ter acontecido no local. No entanto, a empresa afirma que a boca de lobo é da drenagem de água das chuvas. Nesses casos, é monitorada pela administração municipal.

Focos de incêndio

Vários focos de incêndio foram encontrados pela reportagem na região, principalmente em terrenos baldios da Capital e às margens dos córregos, que podem estar ‘levando’ a fumaça pela tubulação à região central. As autoridades vem alertando sobre o risco de queimadas e já constatou que mais de 90% são causadas pela ação humana.

Por isso, vale lembrar que a multa para quem for flagrado ateando fogo pode chegar em até R$ 9,6 mil. A fiscalização das queimadas urbanas é feita pela PMA (Polícia Militar Ambiental) e também em parceria com as prefeituras municipais, pela Guarda Municipal. Moradores podem fazer denúncias pelo telefone 156 (prefeituras), 193 (Corpo de Bombeiros) e 190 (Polícia Militar).

 

(Matéria editada às 8h15 para acréscimo de informações.)