Familiares de presidiários reclamam falta de comunicação por videochamada em MS
Familiares de detentos do sistema prisional de Mato Grosso do Sul, reclamam da falta de contato com presidiários nos últimos dias. A reclamação enviada nesta quinta-feira (25) relata que os encontros onlines agendados estão sendo cancelados. A irmã de um presidiário, que preferiu não se identificar, conta que está sem falar com o irmão e […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Familiares de detentos do sistema prisional de Mato Grosso do Sul, reclamam da falta de contato com presidiários nos últimos dias. A reclamação enviada nesta quinta-feira (25) relata que os encontros onlines agendados estão sendo cancelados.
A irmã de um presidiário, que preferiu não se identificar, conta que está sem falar com o irmão e não tem notícias de como está há cerca de dois meses. Ainda segundo ela, outras mulheres, que organizaram um grupo de WhastApp, também lamentam a falta de comunicação com os internos. Ressaltam que se preocupam com o atual cenário de saúde ou perigo de transmissão de coronavírus.
“Já era difícil sem a pandemia, mas agora está um descaso absoluto. Têm mães e esposas com depressão, sem notícias; correspondência é uma vez por mês e olha lá. O marido da minha vizinha foi transferido antes da pandemia, a visita por vídeo já foi transferida 3 vezes. Desde a transferência, ela não consegue visita. No meu caso, a videochamada não foi liberada”, disse.
A assessoria de comunicação da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), informou que nesta quarta-feira (24) uma videochamada precisou ser cancelada na Penitenciária Masculina de Regime Fechado da Gameleira, pois uma audiência da Justiça Federal foi solicitada; o sistema virtual havia sido direcionado para a demanda o dia todo. Sobre a reclamação de demora no agendamento, a agência explicou que as visitas são atendidas conforme a ordem em que os internos fazem os pedidos.
“Agepen está buscando ampliar as possibilidades desse sistema, que ainda é considerado uma novidade nas prisões de todo o Brasil, entre elas está a doação de computadores que vai receber do Instituto Ação pela Paz para serem utilizados na visita virtual. As visitas virtuais estão ocorrendo normalmente, conforme a ordem de solicitação, e que as dificuldades ocorridos até o momento foram por conta de problemas na internet dos familiares. A unidade prisional tem situações que podem atrapalhar também como a necessidade de realizar vistorias na celas, alguma alteração na disciplina, etc, mas todas as visitas agendadas serão realizadas, mesmo que precisem ser remarcadas”, disse a assessoria.
* Matéria atualizada às 9h50 do dia 26 de junho para correção de informação.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Pronto para explorar a Europa? Comece por essas 6 cidades incríveis
Viajar pela Europa é um sonho para muitos e uma experiência que encanta a todos. Com sua riqueza cultural, diversidade de paisagens e história fascinante, o continente oferece destinos para todos os gostos. Seja você um amante da arquitetura, da gastronomia, das artes ou da natureza, há sempre algo novo para descobrir. Mas, por onde…
Foragido por matar mulher há 22 anos no Nova Lima é preso em Campo Grande
Maria Cristina Flores Recalde foi assassinada com tiro na nuca em julho de 2002
Santa Casa de Campo Grande enfrenta superlotação crítica e riscos à assistência
Profissionais relatam desafios enfrentados no cotidiano diante da superlotação, como jornadas extenuantes e aumento dos riscos para pacientes
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.