Em apenas um dia, o serviço de teleconsulta da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) já recebeu 887 ligações em Campo Grande. Pacientes ligaram para tirar dúvidas e orientações sobre o isolamento e sobre sintomas de coronavírus. Entre estas ligações, 235 pacientes passaram por atendimento com um médico pelo telefone.

O serviço de teleconsulta foi lançado na segunda (30) para orientar a população sobre casos suspeitos de Coronavírus (Covid-19) e outras SRAGS (Síndromes Respiratórias Agudas Graves). Através do número (67) 2020-2170, será possível tirar dúvidas e, inclusive, ser consultado por um médico. 

Segundo o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, o intuito da teleconsulta é orientar e tratar os pacientes com síndrome gripal, suspeito de coronavírus, sem a necessidade de se deslocar até às unidades de saúde. Dependendo do quadro clínico apresentado na hora do atendimento, o paciente será orientado a buscar a unidade do seu grau de complexidade.

Neste primeiro momento, ao menos 80 profissionais devem integrar o serviço de teleconsulta da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) de Campo Grande. A escala diária será composta por 22 servidores, sendo oito administrativos, seis profissionais de nível superior e oito médicos. O horário de atendimento será 6h às 0h,  podendo ser ampliado ou reduzido de acordo com a demanda.

Ao ligar no número, o paciente ouvirá uma gravação explicativa sobre o coronavírus, principais sintomas e cuidados. A recepção será feita pelo videofonista que irá colher o histórico da pessoa, com base em um questionário pré-estabelecido, que será inserido no sistema. Posteriormente, o paciente será transferido para a equipe médica de teleatendimento.