Com uma média móvel de 1.151,9 casos novos por dia, atingiu neste último mês do ano o pior momento da de coronavírus. Essa é a média móvel calculada na quarta-feira (16), mas ainda nesta semana MS registrou uma média de mais de 1,2 mil casos diários. Na última semana epidemiológica, foram registrados 8.149 novos casos de , foi a semana com mais casos desde o início da pandemia, em março. Outro dado que chama a atenção é que a média móvel de mortes dobrou em um mês.

O número de mortes também começa a aumentar em Mato Grosso do Sul. Na quarta-feira (16), o apresentou mais 11 óbitos, com uma média móvel de 15,4 óbitos por dia. 

Como a maioria dos novos casos são de pessoas jovens, de 20 a 39 anos, quando os casos voltaram a crescer, ainda não havia refletido no número de mortes. Porém, por diversas vezes o secretário de Saúde Geraldo Resende alertou que a ‘conta’ chegaria. Afinal, por mais que os jovens sejam menos suscetíveis a desenvolver a forma grave da doença, uma hora ou outra, iriam infectar pessoas próximas, como pais, tios e avós. Em um mês, Mato Grosso do Sul passou de uma média de 7,7 mortes para 15,4 mortes por dia.

Outro dado bastante crítico para MS é o número de internações. Mato Grosso do Sul chegou a um ponto em que para leitos serem liberados, é preciso aguardar que ou o paciente se recupere ou que ele morra. Na live da SES (Secretaria de Estado de Saúde), o secretário Geraldo Resende se mostrou bastante preocupado sobre o quadro da pandemia em MS. Resende comentou que o Estado chegou na capacidade máxima de ocupação nos leitos e que muitas pessoas seguem esperando leitos de UTI em setores ‘improvisados’.

“Muitas pessoas estão internadas na ala vermelha dos hospitais, aguardando o leito ser aberto, aguardando inclusive a remoção de quem veio a óbito. Esse é o quadro. Há muitas pessoas em leitos clínicos, mas intubados, em chamados leitos semi-intensivos para aguardar vaga no leito de UTI”, disse o secretário.

Coronavírus em MS

Mato Grosso do Sul já soma 116.612 casos confirmados de Covid-19, com 1.981 registros no boletim de quarta-feira (16). Foram registrados 11 novas mortes, conforme o boletim epidemiológico do novo coronavírus, apresentado diariamente pela SES (Secretaria de Estado de Saúde).

Com base nos números, a média móvel no Estado foi calculada em 1.151,9 casos por dia, nos últimos 7 dias. O boletim traz que nas últimas 24 horas foram registrados 11 óbitos, elevando o total de vítimas fatais em MS para 1.978 e a média móvel em 15,4  óbitos por dia, nos últimos 7 dias, além de taxa de letalidade de 1,7%.