Pular para o conteúdo
Cotidiano

Defensoria Pública divulga nota contra a implantação do programa ‘Mãe Crecheira’ em Campo Grande

Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul encaminhou à Prefeitura de Campo Grande e à Câmara Municipal uma nota técnica contra a implantação do programa “Mãe Crecheira”. O projeto foi proposto e aprovado no dia 10 de dezembro no Legislativo Municipal. O programa prevê a oferta de capacitação a mulheres interessadas em cuidar de crianças, […]
Arquivo -

de Mato Grosso do Sul encaminhou à Prefeitura de e à Câmara Municipal uma nota técnica contra a implantação do programa “Mãe Crecheira”. O projeto foi proposto e aprovado no dia 10 de dezembro no Legislativo Municipal.

O programa prevê a oferta de capacitação a mulheres interessadas em cuidar de crianças, com idade abaixo dos quatro anos, que não conseguirem vaga nas ‘s (Escolas Municipais de Infantil) da Capital. Com um curso, essas pessoas seriam certificadas e autorizadas a atuarem como uma “creche domiciliar”, com custeio do Poder Público municipal.

A coordenadora do Nudeca (Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente), defensora pública Débora Maria de Souza Paulino, define o programa como ‘inadmissível’, conforme determina a Constituição Federal, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.

“Aos olhos do sistema de garantias de direitos de crianças e adolescentes e da legislação em vigor, referido projeto de Lei mostra-se inconcebível, uma vez que a própria Constituição Federal, em seu artigo 208, inciso IV, assegura o atendimento em creche e pré-escola para crianças de zero a seis anos de idade”, pontua.

A nota técnica destaca que o tipo de capacitação que essas pessoas interessadas receberão “jamais equivalerá a uma formação sólida profissionalizante que proporcione o atendimento necessário às demandas relativas ao desenvolvimento motor, psíquico e intelectual das crianças”.

O documento observa, ainda, que o ambiente escolar não deve ser equiparado a espaços institucionais domésticos, já que a estrutura física das creches e escolas é devidamente e cuidadosamente planejada e o corpo docente legalmente habilitado para atender as necessidades de desenvolvimento infantil.

“Dentre os importantes regramentos registrados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, quanto à organização de propostas pedagógicas, é detalhado que a primeira etapa da Educação Básica deve ser oferecida em creches e pré-escolas, as quais se caracterizam como espaços institucionais não domésticos”, frisa a coordenadora do núcleo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Campo Grande sofre com alagamentos, mas recuperação só ocorrerá após trégua nas chuvas

Dia dos povos indígenas

A voz da terra: línguas indígenas mantêm viva a memória ancestral em MS

Confira quais vacinas para cães e gatos podem virar gratuitas em Mato Grosso do Sul

Em semana ‘reduzida’ com feriadão, vereadores aprovaram Lei ‘Anti-Oruam’ e outros três projetos

Notícias mais lidas agora

Morre em confronto homem que matou esposa com facada na nuca

Confira a programação: Fiéis católicos se reúnem no Sábado Santo

Interdição por alagamento na BR-267 permanece entre Jardim e Porto Murtinho

Justiça prorroga acordo que pode arruinar patrimônio de um dos sindicatos mais ricos de MS

Últimas Notícias

Cotidiano

Interdição por alagamento na BR-267 permanece entre Jardim e Porto Murtinho

Parte da rodovia está com risco de desmoramento

Cotidiano

HU de Dourados realizou mais de 500 partos em mulheres das comunidades indígenas em 2024

Moradores das aldeias de Dourados e cidades vizinhas contam com intérpretes da língua guarani

Transparência

Justiça aumenta indenização do Consórcio Guaicurus a passageira que se machucou ao ficar presa em porta

Empresa de ônibus tentou culpar passageira, mas Justiça considerou gravidade dos fatos

Famosos

Maidê Mahl quebra silêncio após ser encontrada ferida em hotel: ‘Recuperação’

Em setembro de 2024, Maidê Mahl ficou três dias desaparecida antes de ser encontrada desacordada e com graves ferimentos no corpo