A Rede de Enfrentamento e Controle da (Rede ECO-AB) coordenada pela promove em 2020 cursos em Enfrentamento e Controle da Obesidade. O trabalho é desenvolvido em parceria com a Federal da Grande Dourados (UFGD), Faculdade (FCG) e Secretaria Estadual de Saúde.

Em fevereiro foram abertas inscrições para o aperfeiçoamento no tema, voltado a profissionais de saúde de nível superior das secretarias municipais de saúde dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul. Agora em março a Rede abre inscrições para o curso de extensão voltado aos gestores de saúde de todo o estado e para acadêmicos das três instituições de ensino parceiras interessados em atuar como bolsistas no projeto.

Gestão – Ao todo são 80 vagas distribuídas por município para o curso de extensão que será realizado online com encontro presenciais. Poderão se inscrever gestores de saúde como secretários municipais de saúde, gerentes de saúde ou coordenadores da Atenção Primária à Saúde, coordenadores do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica, coordenadores da Área Técnica de Alimentação e Nutrição.

As inscrições estão abertas até 27 de março e podem ser feitas neste link. Para efetivar a inscrição será preciso também digitalizar e enviar para o e-mail [email protected] um documento de identificação e uma declaração de vínculo com a prefeitura de origem. A classificação será feita por ordem de inscrição.

Todas as informações sobre a seleção para o curso de extensão podem ser obtidas neste edital.

Bolsas – Ao todo serão concedidas nove bolsas de extensão com vigência prevista de 12 meses e valores conforme a modalidade. Para apoio à difusão do conhecimento será concedida uma bolsa mensal de R$485. Já para iniciação ao extensionismo serão concedidas oito bolsas de R$360 mensais. Para esta última modalidade poderão concorrer acadêmicos de todos os cursos da UFMS, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Faculdade Campo Grande (FCG).

As inscrições devem ser feitas até o dia 15 de março no Sistema de Gestão de Projetos (Sigproj) e, entre outros requisitos, os interessados devem ter disponibilidade para eventuais viagens dentro do território de Mato Grosso do Sul, com previsão de realização entre quartas-feiras e sábados.

Alline Lam Orué, nutricionista que integra a Rede ECO-AB, explica a atuação dos bolsistas no projeto “O selecionado para apoio à difusão do conhecimento irá auxiliar na elaboração dos materiais didáticos e na preparação das oficinas presenciais e nas microrregiões de saúde. Nas viagens irá auxiliar também na aplicação das oficinas, com metodologias ativas de aprendizagem. Os selecionados para a iniciação ao extensionismo vão ajudar na atualização das redes sociais e site da Rede ECO-AB com escrita criativa, diagramação, edição de vídeo e áudio, e nas oficinas presenciais, nas microrregiões de saúde, também vão auxiliar na aplicação dessas metodologias ativas e na organização de eventos”. (Informações da assessoria)