A SES (Secretaria de Estado de Saúde) estima grande aumento de casos de Covid-19 em MS entre a 21ª e a 25ª semana epidemiológica. O período corresponde a daqui a cerca de três semanas – metade de maio – até todo o mês de junho, conforme relatou o titular da pasta, Geraldo Resende, nesta quarta-feira (29).

Segundo o Resende, MS está em sua 18ª semana epidemiológica, com 32 casos. As semanas tiveram início a partir do início do monitoramento sistemático de casos suspeitos de Covid-19 no Estado, em fevereiro. A semana atual encerra-se no próximo sábado (2 de maio) e os números podem mudar.

Enquanto isso, a 16ª semana – duas semanas atrás – foi a que mais trouxe aumento de casos. Na ocasião, foram observados 61 novos casos, contra 38 da semana epidemiológica anterior. Resende destacou que cada semana epidemiológica é distribuída conforme as quatro macrorregiões de MS (Campo Grande, Dourados, Três Lagoas e Corumbá, e suas respectivas cidades vizinhas).

Coronavírus: SES estima aumento de casos entre meado de maio e todo o mês de junho
Foto: Reprodução | Facebook

“Nos municípios no entorno de Campo Grande e de Três Lagoas são as que mais preocupam, devido ao crescimento expressivo, principalmente em Três Lagoas”, comentou o secretário. Na cidade, já foram registrados três óbitos da Covid-19 e aumento vertiginoso de casos – 9 confirmações em 24h, conforme o boletim epidemiológico desta quarta-feira.

“Vamos aguardar até sábado para ver o comportamento desta semana. Destaco aqui que vamos tomar decisões baseadas no que especialistas e equipe técnica indicar. Não vamos ter medo nenhum de tomar decisões, mesmo que sejam duras”, pontuou o secretário.

Clique AQUI e confira o boletim epidemiológico na íntegra.