Daniela Ramos

Foi publicado no DJ nesta quinta-feira (13) a implantação da Coordenadoria de de Custódia. A ação é do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, por meio do Provimento n° 464.

Para o presidente do TJ, DES. Paschoal Leandro a medida irá proporcionar o aperfeiçoamento e qualificação das atribuições funcionais, de acordo com as normas do Conselho Nacional de Justiça. “Assim, haverá uma melhor seletividade de presos provisórios em face da aplicação de medidas diversas da , quando cabíveis, o que propiciará a melhoria do ambiente carcerário do Estado de Mato Grosso do Sul”.

Dentre as atribuições da coordenadoria está a contribuição para o aprimoramento na área de audiências de custódia, tal como garantir apoio material e humano para as audiências; produção de estatísticas sobre medida cautelares diversas à prisão domiciliar; fiscalizar e monitorar, identificar e disseminar boas práticas.

Para o cargo um juiz será designado e ficará por um ano podendo ser prorrogado por somente mais um ano. Tal função não irá causar prejuízos nas suas demais funções. O provimento entrará em vigor em 30 dias, prazo que será utilizado para as providências necessárias para a efetivação da coordenadoria.

As audiências serão feitas diariamente, respeitando o prazo de 24 horas do recebimento do auto de prisão em flagrante. A coordenadoria terá assistentes sociais e psicólogos para o atendimento, além de equipe de atendimento à saúde.

Exame

Exame de corpo de delito será feito por um médico credenciado a uma equipe de atendimento à saúde do Núcleo Multidisciplinar. Além disso, teste rápidos serão feitos no custodiado para que receba tratamento adequado.