Um servidor da (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) teve uma ideia inovadora para proporcionar mais segurança e conforto na instalação de tornozeleiras eletrônicas. O policial penal Vinícius da Silva Correa desenvolveu uma cadeira personalidade, que já está em uso na UMMVE (Unidade Mista de Monitoramento Virtual Estadual) da Capital. A ideia deu tão certo que outros estados já querem utilizar a cadeira. 

O servidor conta que levou cerca de cinco meses para desenvolver a cadeira, a ideia surgiu no início do ano e foi se aprimorando até abril. “Tudo iniciou com a dificuldade que enfrentávamos em relação ao manuseio do equipamento junto ao monitorado, era bem desconfortável, percebi que o lugar que foi adaptado era muito baixo e que precisávamos de um mecanismo diferenciado”, destaca o servidor.

Vinicius conta que se inspirou em uma cadeira de barbeiro, que foi aperfeiçoada com outras referências, como as cadeira de manicure. Atualmente, a Unidade de Monitoramento realiza o controle de 1.933 monitorados por tornozeleiras em .

Equipada com painel frontal de madeira, o equipamento contribui, ainda, na diminuição do contato direto entre o monitorado e o servidor, prevenindo ainda a disseminação de doenças infectocontagiosas. Além disso, possui uma base que serve de apoio, o que garante maior proteção aos envolvidos e conta com um refletor instalado na parte inferior, facilitando os procedimentos de vistorias.

Ao todo, foram utilizados 15 tubos para montar a estrutura da cadeira, o mesmo usado em antena de TV a cabo, além de chapas de ferro e compensados para fazer o assento e o encosto. Com investimento aproximado de R$ 300, Vinícius conta que a execução aconteceu em Anastácio, cidade onde possui residência própria. “Como não tenho espaço físico na minha residência atual em , eu resolvi fazer tudo lá, onde eu mexia aos finais de semana, então foi de pouco em pouco e finalizei agora em setembro”, afirma.

Servidor de carreira há seis anos, Vinícius é formado em Letras e pós-graduado em Gestão em Segurança Prisional. Com noção de serralheria e tapeçaria, ele destaca que está com sentimento de dever cumprido e vê que a invenção atendeu bem todas as expectativas. “Acredito que se cada um se doar um pouquinho, mesmo em meio às dificuldades, a gente facilita para todo mundo. Estou sempre pronto para ajudar a somar, isso faz parte de mim”, conta.

O sucesso da invenção foi tanto, que outros Estados da Federação já demonstraram interesse em copiar o modelo. Para o servidor, o objetivo da ideia, que se transformou em realidade, é realmente que se espalhe, seja para outros polos no interior do Estado, seja Brasil afora. “Agora vou realizar o projeto por escrito e de forma vetorizada, para facilitar a disseminação”, informa o inventor.

(com informações da Agepen)