Com pandemia de coronavírus, previsão de baixa umidade do ar acende alerta

Com previsão de umidade relativa do ar em 20% para esta sexta-feira (29), Mato Grosso do Sul entra em estado de atenção. O índice é considerado baixo pela Organização Mundial da Saúde (OMS) – o ideal varia entre 50% e 80%. Diante da pandemia de coronavírus, uma das preocupações é que, com o tempo muito […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Recomendação é aumentar dose diária de consumo de água. (Foto Marcos Ermínio | Arquivo)
Recomendação é aumentar dose diária de consumo de água. (Foto Marcos Ermínio | Arquivo)

Com previsão de umidade relativa do ar em 20% para esta sexta-feira (29), Mato Grosso do Sul entra em estado de atenção. O índice é considerado baixo pela Organização Mundial da Saúde (OMS) – o ideal varia entre 50% e 80%.

Diante da pandemia de coronavírus, uma das preocupações é que, com o tempo muito seco, as vias respiratórias fazem um esforço maior, diminuindo as defesas do corpo e aumentando o risco de infecções como rinite, sinusite ou até mesmo o coronavírus. Nesta quinta-feira, MS apresentou terceira maior taxa de contaminação por Covid-19 do país e aumento em seis vezes no número de internados.

De acordo com a OMS, é indicado aumentar o consumo de água, deixar toalhas molhadas ou umidificadores no ambiente e lavar nariz e olhos com soro fisiológico. Tudo isso sem se esquecer do cuidado intensivo com a higiene, principalmente das mãos.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica que nesta quinta-feira (28) a umidade relativa do ar pode chegar nos 30%, valor que já é baixo. Amanhã, o índice cai para 20% – principalmente à tarde.

Previsão

Segundo o Inmet, a temperatura começa a subir gradativamente, podendo chegar aos 32ºC no sábado (30). As noites e madrugadas ainda devem seguir frias nos próximos dias, que devem registrar mínimas na casa dos 15ºC.

Conteúdos relacionados

Transporte intermunicipal