Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com focos de incêndio controlados, Pantanal deve ter ‘alívio’ com chuva nos próximos dias

Os focos de incêndio no Pantanal sul-mato-grossense estão controlados e a chuva que chega ao Estado nos próximos dias deve reforçar a ajuda no bioma. A Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) informa que todos os grandes incêndios no Pantanal de MS foram controlados ao longo desta semana.  […]
Arquivo -

Os focos de no Pantanal sul-mato-grossense estão controlados e a que chega ao Estado nos próximos dias deve reforçar a ajuda no bioma. A Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) informa que todos os grandes incêndios no Pantanal de MS foram controlados ao longo desta semana. 

O titular da secretaria, Jaime Verruck explica que a região do Pantanal conta com o empenho de um efetivo com 172 homens à disposição, mais 68 Bombeiros, 15 Bombeiros do Paraná e 30 brigadistas do PrevFogo. “Neste momento, o número de focos de incêndio está reduzido. Os focos aparecem a cada minuto, mas neste momento não temos nenhum grande incêndio”, conta.

Verruck também citou que o fogo na unidade de conservação do Rio Taquari também foi controlado. As equipes seguem para atuar em incêndios na cidade de Costa Rica. 

O secretário explica que o Estado está empenhado em auxiliar na reabilitação dos animais que viviam nas regiões atingidas por incêndios. As regiões de e de , por exemplo, contam com veterinários para atender os animais e encaminhar ao CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres).

A Semagro também pretende levar alimentos para a região dos incêndios, para os animais que tiveram o habitat destruído pelo fogo. “Serão disponibilizados recursos de pesquisas para universidades, para restauração do Pantanal. Também vamos levar alimentos para estes animais”.

Chuva prevista para MS

A coordenadora do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e Clima), Franciane Rodrigues, explicou que há chuvas previstas para , já começando neste fim de semana. “Estamos sem chuvas desde o dia 22 de agosto, mas mudança começam neste fim de semana. Entre os dias 18 e 26 de setembro, as pancadas retornam fracas mas já é uma mudança significativa para a melhora do tempo seco”, diz. A previsão é de um acumulado de chuva de 10 mm para a região do Pantanal nos primeiros dias.

Entre os dias 24 de setembro e 4 de outubro, a condição é considerada ótima e deve ajudar e muito no combate aos incêndios em MS. Na região pantaneira, a previsão é de um acumulado de 50 mm de chuva.

Apesar da chegada das chuvas, os militares devem permanecer em alerta para os incêndios em MS. O tenente-coronel Waldemir Moreira Júnior explica que será preciso uma sequência de chuvas para realmente controlar todos os focos. “Com a mudança no tempo, a qualquer momento pode cair raio e iniciar incêndio com capacidade de propagação muito grande. As equipes continuam mobilizadas, temos capacidade de resposta com menor tempo agora”, disse.

Pior seca dos últimos anos

O tenente-coronel comentou que os incêndios que atingiram o Pantanal neste ano foram os maiores dos últimos anos. “Percebemos que os focos de incêndios bateram recordes a cada mês. Neste ano, o Pantanal não teve período de cheia, é a pior seca dos últimos 57 anos, que é quando começou a série histórica”, afirma.

Ainda é setembro, mas o Pantanal superou o número de incêndios em relação aos anos anteriores: foram 15,8 mil focos de calor. Mesmo com os grandes incêndios que atingiram o Pantanal de MS, ele explica que as queimadas se concentraram principalmente na região do MT.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
BR-163

BR-163 em MS tem 21 trechos interditados nesta terça-feira; confira

Tereza Cristina celebra parceria ambiental entre MS e São Paulo anunciada por Tarcísio de Freitas

Mulher morre e grávida perde o bebê em acidente no Tiradentes

Relator do Conselho de Ética da Câmara pede suspensão de Gilvan da Federal

Notícias mais lidas agora

Quadrilha que furtou Juliano Varela tinha mansões de luxo avaliadas em R$ 1,6 milhão

DIRETOR consórcio presidente agereg CPI ônibus

Diretor da Agereg admite falta de fiscais nas ruas e péssima qualidade dos ônibus em Campo Grande

Mãe e filho foram obrigados a limpar sangue e levar corpo até córrego por homem que matou ‘Gordinho’

Igreja do Nova Lima promove 5º bazar solidário, com peças de R$ 5

Últimas Notícias

MidiaMAIS

‘Venci a montanha’: ex-BBB Fael dá testemunho após participar do movimento Legendários em MS

Veterinário passou pela experiência que busca alcançar o modelo de masculinidade de Jesus

Polícia

Rapaz que morreu em confronto com a PM já era conhecido pela polícia em MS

O homem estava armado com uma pistola calibre 9 mm

Polícia

Motociclista que morreu em acidente com grávida na garupa não tinha CNH

Acidente aconteceu no cruzamento da Rua Cândida Lima de Barros com a Avenida Rouxinol

Política

Senadora e quatro deputados de MS assinaram pedido de CPMI da fraude do INSS; confira quais

Pedido de Comissão Mista para investigar a fraude do INSS passa das 200 assinaturas