Após os enfermeiros decidirem cruzar os braços até receberem o pagamento do 13º salário, a Santa Casa informou que o dinheiro deve cair na conta dos funcionários até esta quarta-feira (23).

Em nota, o reforçou que o pagamento está condicionado à liberação de repasse da prefeitura de verba transferida pelo governo estadual de R$ 11 milhões. “Esse repasse deve acontecer até amanhã no final do dia, a depender apenas das questões burocráticas da Prefeitura de ”, informou.

A Prefeitura de Campo Grande confirmou que o repasse está na Procuradoria-Geral e que aguarda liberação do órgão para posterior publicação em Diário Oficial. “Contudo salientamos que este deve ser transferido ao hospital nos próximos dias”, completou.

Paralisação

Em assembleia na manhã desta terça-feira (22), os da Santa Casa de Campo Grande decidiram paralisar as atividades até receberem o pagamento do 13º salário. Cerca de 200 profissionais protestam em frente ao hospital, mas os sindicatos dos trabalhadores garantiram que cerca de 40% dos funcionários continuam trabalhando para manter os serviços essenciais.

O presidente do Siems (Sindicato dos Enfermeiros de Mato Grosso do Sul), Lázaro Santana, disse que todos os profissionais da Santa Casa estão sem receber. “Esse é o motivo da concentração aqui hoje, mas tiveram uma série de fatores”, explicou.

Conforme o sindicalista, além de não terem recebido sequer a primeira parcela do 13º – que deveria ter sido paga até 30 de novembro, os enfermeiros estão trabalhando em excesso e não estão recebendo horas extras, além de não terem recebido os valores de .