As chuvas desta terça-feira (18), somaram 78,5 milímetros no , que mesmo que a passos lentos, caminha para normalidade, conforme o boletim hídrico da Imasul (Instituto de de Mato Grosso do Sul).

De acordo com o monitoramento, o rio iniciou a semana com 5 centímetros, após sair do nível negativo no fim de semana, depois de um longo período de estiagem e seca no Estado. Nesta quarta-feira (18), a água sobe para 7 centímetros, em Ladário, -51 em Porto Esperança, e 154 em Porto Murtinho.

Os pontos ainda estavam abaixo do normal da cota de permanência de 95%. As estações do Rio e Miranda já estão em nivelamento normal para o período do ano. Recentemente, as chuvas constantes nas cidades alertaram os moradores para possível enchente.

Segundo o prognóstico do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), as áreas de instabilidade com potencial de continuam atuando no Estado até o dia 19 de novembro, com acumulado de máximo de 30 milímetros. A região do bolsão pantaneiro será uma que mais tem expectativa de tempestades consideráveis no período.

“Numericamente, os acumulados não são expressivos, porém, é sempre recomendável a população tomar atenção com as possíveis condições adversas que podem ocorrer localmente como chuvas intensas, ventos fortes, raios e granizo. Abaixo segue as recomendações em caso de evento adverso”, alerta a previsão.